Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
EFEITOS DE JATROPHA CURCAS E DA ASSOCIAÇÃO CLORETO DE ALUMÌNIO-CITRATO TRISSÓDICO SOBRE A INGESTÃO DE ÁGUA E SÓDIO EM RATOS SUBMETIDOS À PRIVAÇÃO HÍDRICA.
Rosany Lopes Martins 1
Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz 2
Ricardo Bezerra de Oliveira 2
Siany da Silva Liberal 2
1. Universidade Federal do Pará
2. Universidade Federal do Oeste do Pará
INTRODUÇÃO:
O vegetal Jatropha curcas (JC), é conhecido em nossa região como Pião Branco. Seu látex é utilizado na medicina popular como tratamento de infecções orais. Recentes estudos do grupo mostraram que a seiva (látex) de JC possui efeitos antiinflamatórios. Por outro lado, alguns metais poluentes como mercúrio ou alumínio (encontrados na Amazônia em efluentes naturais contaminados por extrações artesanais ou rejeitos de mineradoras, respectivamente) provocam distúrbios neurodegenerativos resultantes de estresse oxidativo e inflamação, os quais podem comprometer funções reguladoras essenciais para a manutenção da vida como a reposição de água (pela sensação de sede), a reposição de alimentos (pela sensação de fome) e a ingestão compensatória de cloreto de sódio, essencial para a manutenção da volemia em mamíferos terrestres. Neste estudo pretendemos investigar os efeitos de extrato aquoso do látex de Jatropha curcas em ratos expostos ao cloreto de alumínio associado ou não à citrato, e posteriormente submetidos a privação de água e alimento por 36h e teste de apetite seletivo ao sódio.
METODOLOGIA:
Neste estudo foram utilizados ratos da linhagem Wistar, machos (200-250g) mantidos em gaiolas individuais em condições controladas de temperatura (23 ±2ºC) e luz ambiente (12/12-h em ciclo claro/escuro), com água e ração suficiente para garantir a reposição normal diária. Os animais foram submetidos à administração intraperitoneal (i.p.) diária por cinco dias de seiva de JC (diluídos em água destilada 1 %), a partir do segundo dia de tratamento até o quinto dia, os animais receberam simultaneamente o extrato i.p, a administração diária, por via orogástrica (gavagem), de 7,5 mg/Kg de cloreto de alumínio associado a citrato-trisódico (na proporção de 1:3 respectivamente) ou (21 mg/Kg) de citrato, via orogástrica (gavagem) com o auxílio de uma sonda de polietileno (PE50) acoplada a uma seringa de 1 ml veiculados em água destilada num volume de 100 μl/100g p.c. Após o tratamento os animais foram submetidos à 36 h de supressão de água e alimento. Posteriormente, os testes de ingestão foram realizados, sendo 2h o período que compreende a re-hidratação parcial e imediatamente a essas 2h de medida da ingestão foi adicionada a oferta de água e solução salina hipertônica (NaCl 0,3 M = NaCl 1,8%) avaliando-se a ingestão seletiva de sódio por mais 1h.
RESULTADOS:
Na re-hidratação parcial, a associação alumínio-citrato (Al-C) provocou uma diminuição na ingestão de água de 47%, por sua vez o tratamento com JC 1% aumentou a ingestão em 43%, já os animais que receberam tratamento simultâneo (JC 1% + Al-C), notamos uma recuperação da ingestão de água de 78% quando comparado ao grupo que recebeu apenas o tratamento com Al-C. No teste de apetite seletivo o tratamento com Al-C provocou uma diminuição de ingestão de NaCl 0,3M de 56% quando comparado ao grupo controle, e os animais que receberam tratamento simultâneo de (JC 1% + Al-C), observamos uma recuperação da ingestão de sódio de 98% quando comparado aos animais que receberam tratamento com Al-C. Em relação aos efeitos da associação de Al-C observou-se que na re-hidratação parcial o tratamento com citrato (C), somente, provocou uma diminuição da ingestão de água de 48 %, quando comparados ao grupo controle. Já o tratamento com Al, somente, provocou um aumento na ingestão de água de 101% quando comparado ao grupo que recebeu tratamento simultâneo de Al-C. No teste de apetite seletivo ao sódio observamos que em ambos os tratamentos com Al e C, somente, houve um aumento na ingestão de NaCl 0,3 M de 266% e 61% respectivamente, quando comparados ao grupo que recebeu tratamento simultâneo de Al-C.
CONCLUSÃO:
A associação alumínio-citrato parece provocar uma diminuição na ingestão de água e sódio e o tratamento com Jatropha curcas aumenta a ingestão de água e sódio atuando como protetor de algumas alterações causadas pela associação alumínio-citrato.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA
Palavras-chave: Alumínio