Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
SELETIVIDADE DE CAPTURA DE REDES DE EMALHE PARA A PESCADA BRANCA PLAGIOSCION SQUAMOSISSIMUS (PERCIFORMES, SCIAENIDAE)
Maico de Oliveira Pimentel 1
Morgana Carvalho de Almeida 2
Victoria Judith Isaac Nahun 3
1. ICB - Campus Universitário de Oriximiná - UFPA
2. Lab. Biol. Pesqueira e Manejo de Recursos Aquáticos - UFPA
3. Prof. Dra./Orientadora – ICB – UFPA Lab. Biol. Pesq. e Manejo de Rec. Aquáticos
INTRODUÇÃO:
A região amazônica apresenta grande importância para a produção pesqueira nacional, com cerca de 14% da produção somente no ano de 2006. O consumo nesta região é bastante elevado chegando pelo menos 10 vezes a média nacional. 60% da pesca na região são realizadas com auxilio de redes de emalhe, artes passivas, uma vez que necessitam que os peixes nadem de encontro à ela para que sejam capturados. A super-exploração dos recursos naturais é uma das principais preocupações, uma vez que as taxas de utilização dos recursos naturais renováveis podem ser superiores as taxas de renovação e recuperação dos próprios recursos. Poder recomendar tamanhos ótimos de malhas para garantir a captura somente de indivíduos adultos de Pescada branca e garantir bons níveis de sustentabilidade para que as operações de pesca se tornem cada vez mais viáveis. O alto índice do uso de rede de emalhar durante as capturas do pescado pode ser adequado durante o processo de pesca nos rios e lagos amazônico, para espécies que ainda não possuem regulamentação. Estas recomendações podem ser sugeridas como manejo pesqueiro sustentável para toda a região do Baixo Amazonas e pode possibilitar a renovação do estoque pesqueiro e garantir por mais tempo a possibilidade destes recursos para as gerações futuras.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em dois lagos de várzea do município de Santarém, Estado do Pará, mesorregião do Baixo Amazonas, localizados nas microrregiões de Urucurituba e Tapará respectivamente sendo eles lago Aramanaí e Curiquara, escolhidos como ambiente de coleta por serem muito utilizados para a pesca artesanal regional. Foram realizadas campanhas de pesca com ajuda dos pescadores das comunidades adjacentes aos lagos em noites de lua nova. Em cada despesca foi utilizada canoa motorizada, dois pescadores, duas pessoas para suporte técnico inserindo os dados amostrais. Em cada lago foram utilizadas quatro baterias compostas de seis redes de diferentes malhas e com sequencias aleatórias. As baterias permaneceram nos ambientes das 16h da tarde às 08h da manhã seguinte com despescas a cada 02 horas. Os peixes foram acondicionados em sacos plásticos e etiquetados, com informações do local de pesca, horário, bateria e rede na qual foram capturados. Após as despescas realizou-se triagem aferindo peso, Comprimento total. Foi realizada estatística descritiva de comprimento e peso total após transformação logarítmica. Aplicou-se modelo logístico de seletividade para rede de emalhe, para o cálculo do tamanho médio de seletividade para conjuntos de duas redes.
RESULTADOS:
Foram capturados 975 indivíduos de P. squamosissimus nos lagos amostrais. A média amostral para comprimento foi de 23 cm e para peso de 173g. A classe de comprimento de 24 cm obteve maior representatividade com 126 indivíduos, sendo 116 capturados pela rede de malha de 6 cm e 7 cm. Nota-se que a população da espécie nestes lagos está representada por indivíduos distribuídos em diferentes classes, denotando vários picos. Considerando estes picos como classes etárias, distinguimos pelo menos três grupos, representando indivíduos jovens na faixa de 10 a 17 cm, adultos em plena fase de reprodução na faixa de 18 a 29 cm e um terceiro grupo onde se alternam vários outros picos. A probabilidade de captura em função do tamanho pode ser representado pela curva de seletividade que apresenta-se como curva em forma de sino, implicando dizer que a probabilidade de captura é baixa nos extremos da distribuição, tanto para indivíduos pequenos quanto para os de maior porte, alcançando o valor máximo, no comprimento médio de seleção. Segundo WORTHMANN a primeira maturidade sexual para a espécie é de 18 cm, os tamanhos médios de captura para as redes de 4, 6, 7 e 10 cm de malha foram 14, 21, 26 e 37 cm respectivamente. Os resultados dos cálculos obtidos permitem recomendar o uso de malhas de 6 cm.
CONCLUSÃO:
Conhecer a relação entre peso e comprimento em peixes nos permite indiretamente poder estimar o peso da espécie através do comprimento ou ainda o comprimento a partir de seu peso. Esses fatores se tornam de importante contribuição ao associarmos tais dados à captura (seletividade) da espécie por diferentes tamanhos de malhas. O que pode ser demostrado no resultado obtido e assim podermos recomendar a malha de 06 cm entre nós opostos para captura de indivíduos adultos da espécie alvo nos lagos analisados.
Palavras-chave: Redes de emalhe