Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CAPACIDADE ADAPTATIVA DE ALEVINOS DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA AMBIENTE, MAS, METABOLICAMENTE NÃO SUSTENTADO POR ADIÇÃO DE POLPA DE CAMU-CAMU (Myrciaria dúbia) EM DIETA HIPOPROTEÍCA.
Ervenson dos Santos Aragão 1
Lourian Almeida Tavares 2
Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz 3
1. Acadêmico de Biologia – Instituto de Ciencias Biologicas -UFPA
2. Aluno de Iniciação Científica Jr. – Campus Oriximiná
3. Profº. Dr./ Orientador – Instituto de Ciencias Biologicas -UFPA
INTRODUÇÃO:
Os limites de tolerância térmica dos peixes são variáveis. Se recuperados de exposições limítrofes (letais), adquirem certo grau de adaptação (alostasia). O tambaqui (Colossoma macropomum), pela rusticidade que lhe é peculiar, tolera variações físico-químicas da água em largos limites, porém, é sensível a diminuição da temperatura ambiente. O camu-camu possui um teor elevado de acido ascórbico, 2994 mg/100g de polpa (Villachica 1996). Essa substância atua no fortalecimento do sistema imunológico, contribuem para o a formação de colágeno e combatem os radicais livres. Com o objetivo de simular situações extremas de aquecimento da água, comuns em lagos e igarapés represados por ocasião da estação seca Amazônica, este trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade adaptativa de alevinos de tambaqui à elevação da temperatura ambiente mantidos com enriquecimento nutricional à base de polpa de camu-camu (M. dúbia). O uso de uma fruta nativa, abundante e rica em antioxidante se faz necessário para atenuar os possíveis efeitos que a elevação da temperatura pode causar no comportamento de tambaquis confinados em tanques de cultivo.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Laboratório de Piscicultura localizado nas instalações da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAGRI. Foram utilizados 40 alevinos de tambaqui (C. macropomum), acondicionados em quatro tanques redondos de polietileno de 310 litros. Alimentados duas vezes por dia ad libitum. Os parâmetros de qualidade de água monitorados foram analisados quinzenalmente. A elevação da temperatura foi estabelecida com termostatos. O enriquecimento com polpa de camu-camu consistiu em uma mistura de 50% de ração comercial padrão para peixes onívoros 32% de Proteína Bruta, e 50% de polpa. As biometrias dos alevinos foram realizadas a cada 15 dias. As estratégias pedagógicas realizadas, com alunos integrantes do programa PAI, foram baseadas no método Problem Based Learning (PBL), conhecido no Brasil por Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) onde alunos do ensino básico são transformados em multiplicadores de conhecimentos. Os resultados obtidos foram divulgados a piscicultores do município de Oriximiná, através de visitas, entrevistas e discussões.
RESULTADOS:
Os valores médios de comprimento total e ganho de peso semanal não apresentaram diferenças significativas P > 0,05. No entanto, os grupos alimentados somente com ração padrão tendem a melhorar o desenvolvimento devido a alimentação desta espécie, nas fases iniciais, consistir de zooplâncton, particularmente cladóceros e copépodes, dessa forma o comportamento explorador dos alevinos demanda uma dieta rica em proteínas, acima de 30% de PB. Os métodos de ensino tradicional tornam os alunos meros expectadores de conteúdos repassados em sala de aula, por isso inovações no sistema de ensino-aprendizagem torna-se necessário para buscar a motivação e interesse dos alunos. O método PBL é uma estratégia pedagógico/didático centrado no aluno e vem sendo aplicado em algumas escolas nos últimos 30 anos. A Metodologia da Problematização como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho, pode ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade (BERBE, 1998).
CONCLUSÃO:
Estes resultados sugerem que para esta fase do crescimento a substituição de 50% da composição da ração por polpa de camu-camu compromete o desenvolvimento esperado e que o aumento da temperatura em 5ºC não compromete essa taxa de crescimento. Novos experimentos conduzidos em juvenis apontam para um aumento significante do crescimento proporcional a elevação da temperatura.
Palavras-chave: Tambaqui