Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
ESTUDO DA MACROESTRUTURA CARIOTÍPICA DE Hoplerythrinus unitaeniatus (CHARACIFORMES, ERYTHRINIDAE) DA LOCALIDADE DE ALMEIRIM - PARÁ
Erika Milena Corrêa Guimarães 1
Diego Ferreira Marques 2
Fabíola Araujo dos Santos 2
Luís Reginaldo Ribeiro Rodrigues 3
1. Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências da Educação – ICED, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
2. Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
3. Prof. Dr. / Orientador – Instituto de Ciências da Educação - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A família dos peixes Erythrinídeos pertence à ordem dos Characiformes, compreendendo os gêneros: Hoplias, Erythrinus e Hoplerythrinus. Por sua vez, o gênero Hoplerythrinus compreende as espécies H. cinereus (Gill, 1858), H. gronovii (Valenciennes, 1847) e H. unitaeniatus (Agassiz, 1829). Dentre as espécies apresentadas, o Hoplerythrinus unitaeniatus é o foco de estudo do presente trabalho. Possui vasta distribuição nas bacias hidrográficas da América do sul e Central, podendo ser encontrado nos rios Orinoco, Magdalena, São Francisco, Amazonas e Paraná. A espécie tem sido estudada desde meados da década de 80 e revela intensa variação cariotípica, apresentando cromossomos polimórficos, permitindo a classificação da espécie em citótipos 1, 48 M-SM; 2, 46 M-SM e 2ST-A; 3, 46 M-SM e 2 ST-A; e 4, 47 M-SM e 1 ST-A. caracterizando-a como espécie críptica. Assim, o trabalho teve por objetivo a análise e caracterização citogenética dos espécimes provenientes do município de Almeirim - Pará, para fins de comparação com indivíduos estudados de outras localidades do rio amazonas presentes na literatura e enriquecer os conhecimentos a cerca dos espécimes da bacia amazônica.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com três espécimes coletados no Rio Parú, município de Almeirim-Pará, sendo um macho (RPA-3) e duas fêmeas (RPA-4; RPA-6). As preparações cromossômicas foram obtidas a partir de células do rim cefálico. Para obtenção dos dados, o material foi submetido à técnica de coloração convencional com Giemsa, bandeamento C com hidróxido de Bário/2xSSC, e posterior coloração com Giemsa ou Wright, detecção das regiões organizadoras de Nucléolo – RON a partir da técnica de NOR com nitrato de Prata, Hibridização in situ fluorescente – FISH com sonda de RNA ribossomal 18S e Cromomicina para detecção da regiões ricas em G-C.
RESULTADOS:
As técnicas revelaram que o cariótipo apresenta número diplóide igual a 48 cromossomos (2n=48) e número fundamental (NF) para RPA-3 e RPA-4 de 96 sendo 48 M-SM, e para RPA-6, NF=95 sendo 47 M-SM e 1 ST-A . O bandeamento C evidenciou marcações nas regiões distais, intersticiais e centroméricas de todos os cromossomos, com a técnica de NOR foram visualizados 4 sítios de regiões organizadoras de nucléolo que posteriormente foram confirmados pela técnica de FISH que também evidenciou 4 sítios marcados, localizados na região intersticial dos cromossomos. A cromomicina apresentou vários sítios de G-C nos cromossomos. No cariótipo do espécime RPA-6, um dos sítios de NOR, bem como uma marcação com a FISH foram visualizados no cromossomo ST-A. Os resultados apontam os exemplares RPA-3 e RPA-4 como pertencentes a um citótipo distinto do exemplar RPA-6, sendo estes, respectivamente os citótipos 1 e 4, demonstrando o polimorfismo cromossômico da espécie, o que confirma a existência de citótipos para os Hoplerythrinus unitaeniatus encontrados na bacia amazônica vivendo em simpatria.
CONCLUSÃO:
Os resultados corroboram os descritos anteriormente em outras localidades, onde é verificada a ocorrência de polimorfismo na macroestrutura cromossômica, sendo possível agrupar os espécimes em diferentes citótipos de acordo com as diferenças em suas morfologias e fórmulas cariotípicas, podendo estes, ser encontrados vivendo em simpatria. Espécimes de constituição cariotípica semelhante já foram encontrados no Rio Negro, portanto, esta variação cariotípica estende-se em grande distância na bacia amazônica.
Palavras-chave: Hoplerythrinus unitaeniatus