Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESTUDO DA BIODIVERSIDADE E ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS CAMPINARANAS DE ORIXIMINÁ: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ.
Poliana Ramos da Silva 1
Maico de Oliveira Pimentel 2
Chieno Suemitsu 3
1. Acadêmica da Universidade do Oeste do Pará – UFOPA - Campus de Oriximiná.
2. Acadêmico da Universidade do Oeste do Pará – UFOPA - Campus de Oriximiná.
3. Professora Msc. / Orientadora - Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
INTRODUÇÃO:
Oriximiná a Oeste do Estado do Pará apresenta pequenas áreas relativamente isoladas de solos de areia branca e fina coberta por uma vegetação específica denominada Campinarana. Tais áreas constituem testemunhos da formação geológica da Amazônia e preservam espécies relictas adaptadas a extremos de déficit hídrico e de nutrientes. Esse projeto tem por finalidade conhecer as espécies endêmicas e raras da área de exploração de areia das Campinas de Oriximiná, procurando alternativas para conservação e preservação dessas espécies. Entre as espécies mais comuns e abundantes, encontramos a Myrcia guianense, comprovadamente um poderoso anti-inflamatório. Outro exemplo são as Orquídeas, cientificamente elas retratam a história evolutiva específica de cada lugar em que a flor e seu polinizador se moldaram ajustando-se um ao outro, podendo haver espécies que ainda não foram catalogadas. Daí a grande importância de evitar as extinções dessas espécies. O Programa de Ação Interdisciplinar é uma proposta da Universidade Federal do Pará, Campus de Oriximiná com parceria nas escolas de ensino fundamental e médio, municipais ou estaduais. Com o objetivo de introduzir os alunos a investigação científica e promover a consciência ecológica através do levantamento florístico dessas áreas.
METODOLOGIA:
A área de estudo foi mapeada por meio de identificação em imagens satélite disponível no Google Earth.
Diagnóstico de distancia, área e vias de acesso aéreas e deleção de áreas favoráveis.
Introdução de conhecimentos básicos sobre Botânica, Biodiversidade Regional e Campinaranas foi feito através de exposições áudio – visuais, aulas práticas e excursões. Com o objetivo de Repassar conhecimentos básicos sobre Botânica (Identificar, coletar, catalogar plantas); Biodiversidade Regional – Campinaranas (O que é? Por que preservar?); Saber o que é espécies endêmicas e raras.
Em oito visitas na área de Campinaranas, localizada aproximadamente 10 quilômetros da sede do município, as espécies da flora dominante foram registradas em imagens, coletadas, prensadas, identificadas e fixadas em exsicatas.
Dentre as espécies dominantes encontradas, destaca-se a presença das seguintes famílias e formas de vida, Orchidaceae (epífitas), Myrtaceae (arbusto e arbórea), Fabaceae (lianas), Humiriaceae (arbórea), entre outras.
RESULTADOS:
Iniciação teórica para conhecimento da ciência Botânica e de área de Campinarana com encontros semanais. Visitas às áreas da Campinaranas e compreensão sobre fanerógamas através de coletas de algumas das espécies ali encontradas e preparação de exsicatas. Conceituação de espécies endêmicas e identificação de Orquídeas e Pteridófitas. Delimitação da área de pesquisa, por hora denominada de Campinarana da Laudica situado aproximadamente 10 km da cidade. Educação e sensibilização sobre a importância da conservação da biodiversidade das áreas de Campina. Apresentação de Seminários voltados ao tema biomas Amazônicos, Campinarana e Endemismo. Participação em eventos como feira de Ciências, preparação de apresentações visuais na forma de seminário, para promover a Educação Ambiental através da sensibilização sobre a importância da conservação da biodiversidade das áreas de Campinarana no município de Oriximiná, na II Feira do Programa de Ação Interdisciplinar – PAI.
CONCLUSÃO:
Através do presente trabalho os alunos de iniciação cientifica, vinculados ao Programa de Ação Interdisciplinar conheceram um pouco da biodiversidade abrigada nas áreas de Campinarana do Município de Oriximiná. Compreendendo a dinâmica desses ecossistemas por meio de visitas guiadas e identificação de espécies endêmicas, além dos principais impactos decorrentes principalmente da extração de areia, mostrou-se a importância de preservação destes ambientes.
Palavras-chave: Biodiversidade