Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 5. Física das Partículas Elementares e Campos
A INFLUÊNCIA DO EFEITO AHARONOV-BOHM SOBRE OS NÍVEIS DE LANDAU DE UMA PARTÍCULA NÃO-RELATIVÍSTICA
Damiao Pedro Meira Filho 1
Guilherme Damasceno Silva 1
Fernando Emmi Correa 1
Alciandra Oliveira de Freitas 1
Veronica Solimar dos Santos 1
1. Instituto Federal do Pará - Campus Santarém
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, consideraremos o movimento de uma partícula carregada sob influência de uma configuração de campo magnético, a qual é a superposição de um campo magnético constante e uniforme e um campo magnético gerado por um infinitesimalmente fino e infinitamente longo solenóide com um fluxo de campo magnético interno finito paralelo ao campo uniforme. É objetivo deste trabalho conhecer a dinâmica da partícula sob influência do efeito Aharonov-Bohm em âmbito clássico e em âmbito quântico. O estudo do caso quântico é motivado pela necessidade de construir formalismo para descrever com elevado grau de acurácia a dinâmica quântica de partículas carregadas interagindo com estruturas moleculares planas
METODOLOGIA:
Afim de analisar a influência do efeito Aharonov-Bohm sobre os níveis de energia, ou níveis de Landau, de uma partícula carregada não-relativística de spin zero, desenvolvemos primeiramente a descrição clássica da referida partícula em regime não-relativístico. Em seguida, considerando o âmbito quântico, construímos as grandezas quânticas com base em algumas grandezas clássicas. Ainda obtivemos as soluções exatas da equação de onda não-relativística, ou equação de Schrodinger, construindo os estados quânticos estacionários. Finalmente, os autovalores do operador Hamiltoniano, ou níveis de energia de Landau são obtidos considerando a influência do fluxo de campo magnético gerado pela presença do solenóide.
RESULTADOS:
No que concerne a resultados, obtivemos expressões, as quais revelam que o espectro de energia, de uma partícula carregada imersa em um campo magnético constante e uniforme, consiste de uma série de níveis equidistantes (níveis de Landau) decomposto em duas séries análogas separadas por um termo que depende do fluxo de campo magnetico interno gerado pela presença do solenóide.
CONCLUSÃO:
Observamos que os níveis de Landau, ou espectro de energia de uma partícula carregada não-relativistica de spin-zero imersa em um campo magnético constante e uniforme, sofrem alteração quando submetidos a influência do efeito Aharonov-Bohm.
Instituição de Fomento: IFPA-Santarém
Palavras-chave: Efeito Aharonov-Bohm