Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
Gincana Matemática: Integração e Aprendizado
Benara modesto de Sousa 1
Gleicy Lima Ribeiro 1
Aldenize Ruela Xavier 2
1. Instituto de Ciências da educação, Programa de Matemática – UFOPA
2. Profa. Msc./ Orientadora- Instituto de Ciências da Educação - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A disciplina de Matemática é vista como um “Bicho de sete cabeças”, por isso é necessário pesquisar métodos para tentar amenizar o problema. O projeto Clubes de Matemática vem buscando soluções. A gincana foi um método de chamar a atenção dos alunos, mostrar que pode ser muito divertido aprender competindo matematicamente.
Atualmente quatro escolas de Santarém são beneficiadas com o Projeto Clubes de Matemática. Durante o decorrer do ano de 2011, várias atividades foram aplicadas nessas escolas pelos Tutores*. Daí surgiu a ideia de desenvolver algumas dessas atividades em uma gincana.
O objetivo da gincana era integrar os Clubes de Matemática de duas escolas, Maria Uchôa Martins e Pedro Álvares Cabral, e incentivar os alunos que participam do projeto a desenvolverem o aprendizado na disciplina de Matemáticam e por em prática os conceitos estudados em sala de aula.
*Bolsistas Pibid/Proex, responsáveis por aplicar as atividades nos Clubes de Matemática. Todos são estudantes de Licenciatura em Matemática.
METODOLOGIA:
A gincana foi realizada na quadra poliesportiva da escola Maria Uchôa. As atividades desenvolvidas durante a competição foram produzidas pelos Tutores do projeto. Cada prova, Xadrez, Contig60, Tangram, Perguntex, Twister e Planificações de Sólidos geométricos, correspondiam a uma pontuação, também havia pontuação de melhor torcida. Além dos alunos participarem, os coordenadores preparam provas surpresas para os Tutores.
Participaram em torno de cem alunos, vinte Tutores, dois professores de matemática das escolas e os dois coordenadores do projeto Clubes de Matemática. A gincana foi conduzida pelos coordenadores.
Para cada prova era chamado um número de alunos, para representar sua escola, por exemplo, para Jogar Xadrez e Contig 60, foram escolhidos dois alunos de cada escola, um para representar o Ensino Fundamental e outro o Ensino Médio, a competição aconteceu em uma sala reservada, para melhorar a concentração. Já as outras atividades foram desenvolvidas na quadra. A competição mais disputada foi Contig 60, com 1h e 30min de prova.
A competição foi bem equilibrada, ambas as escolas se esforçaram para obter a pontuação de cada prova.
RESULTADOS:
A competição entre os Clubes das escolas gerou três importantes resultados:
1º) Abriu espaço, para dar continuidade na organização de outras gincanas, para abranger todas as escolas que participam do projeto.
2º) Gerou integração entre os alunos do projeto.
3º) A gincana foi mais uma experiência docente para os Tutores.
CONCLUSÃO:
A gincana foi aplicada ao término do projeto, concentrando as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano. Por isso gerou uma expectativa muito boa quanto à realização e ampliação do projeto para o ano de 2012. Para este ano mais eventos como esses serão realizados.
Foi um momento de interação entre os monitores, professores e principalmente das escolas envolvidas. A competição mostrou que atividades simples e diferenciadas podem gerar um bom resultado no aprendizado da Matemática.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes
Palavras-chave: Gincana Matemática