Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
EFEITOS DA INTERVENÇÃO HUMANA SOB A QUALIDADE DA ÁGUA EM DOIS IGARAPÉS DO LAGO IRIPIXÍ, ORIXIMINÁ, PARÁ.
Andreana Oliveira Ferreira 1
Dayanne Pinheiro Vieira 1
Elizandra Gonçalves de Souza 1
Domitila Pascoalloto 2
1. Graduando Biologia, UFPA, Oriximiná
2. Profa. Drª./ Orientadora - INPA
INTRODUÇÃO:
Embora dependam da água para a sobrevivência e para o desenvolvimento econômico, as sociedades humanas poluem e degradam esse recurso. A diversificação dos usos múltiplos, o despejo de resíduos líquidos e sólidos em rios, lagos e represas e a destruição das áreas alagadas e das matas de galeria tem produzido contínua e sistemática deterioração e perdas extremamente elevadas em quantidade e qualidade da água (TUNDISI, 2005). Sempre que uma água apresenta quantidades de determinadas substâncias fora dos limites estabelecidos pela legislação em vigor, torna-se imprópria para os fins em que normalmente é utilizada. Estas condições podem ser, por exemplo, resultantes do lançamento de efluentes (fonte pontual) ou por escoamento em terrenos agrícolas onde foram utilizados produtos químicos (fontes não pontuais ou difusas). Esta situação de poluição pode ser monitorizada com relativa facilidade, através dos resultados de análises físicas e químicas (águas e efluentes líquidos).
METODOLOGIA:
As análises foram realizadas in loco, em 4 sítios amostrais ao longo do percurso dos igarapés, sendo avaliadas as variáveis ambientais: oxigênio dissolvido - medido com oxímetro digital (Hanna), temperatura e pH - determinado com o auxílio de pHmetro (Hanna) - e transparência utilizando-se o disco de Secchi.
RESULTADOS:
Para análise estatística dos dados, utilizou-se a média dos quatro pontos de coleta em cada um dos igarapés, a fim de apresentar dados característicos gerais de ambos. Foram utilizados, como base para os dados obtidos, os padrões recomendados pela Resolução N°. 357 de março de 2005 do CONAMA para águas de classe 2. O igarapé 1 apresentou profundidade média de 5,7 m e o igarapé 2 de 5,1 m. Para os dados dos parâmetros temperatura, pH e transparência, ambos os igarapés apresentaram valores dentro dos padrões recomendados pela resolução 357 do CONAMA (BRASIL, 2005). Com relação aos valores de oxigênio dissolvido, o igarapé 2 apresentou valor dentro do padrão recomendado, ao contrário do valor apresentado no igarapé 1, fora do padrão recomendado pela resolução base.
CONCLUSÃO:
A presença da ocupação humana no entorno do igarapé 1 aparentemente não está gerando forte influência na perda da qualidade da água á pesar do igarapé 1 ser visivelmente mais impactado pela ação humana, como pode ser observado pelo despejo de esgoto, lixo doméstico, oriundos da lixiviação, além do desenvolvimento de outras atividades no leito do igarapé, como a fabricação de barcos, atividade agrícola e porto de embarcações. Possivelmente os resultados apresentados no igarapé 1 estejam relacionados, ao fato das coletas terem sido realizadas no período chuvoso, quando há maior volume de água, facilitando a diluição dos agentes poluidores.
Palavras-chave: Qualidade de água