Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
CURIOSIDADES MATEMÁTICAS: UMA ALTERNATIVA EM RECURSO DIDÁTICO
Mariana Mourão Omena 1
Ádria de Sousa Pedroso 1
Aldenize Ruela Xavier 2
1. Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
2. Profª Msc/Orientadora - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
INTRODUÇÃO:
A curiosidade é a capacidade natural e inata que muitas espécies animais possuem. Nos homens, faz com que um ser explore o universo ao seu redor. Quando associada a um tema específico, como a Matemática, pode auxiliar no aprendizado através da descoberta.
Tais curiosidades são ferramentas de auxilio ao professor que tem como objetivo estimular nos alunos o interesse pela disciplina e também desenvolver neles o raciocínio e a capacidade de resolver problemas.
Este trabalho foi desenvolvido para mostrar como o aluno ao utilizar métodos simples de multiplicação soma e divisão para que eles passem a gostar da matéria, desmistificando a ideia de que “matemática é difícil”. Esta atividade foi aplicada durante as atividades dos Clubes de Matemáticas. Com alguns “truques” foi ensinado aos alunos operações de aritméticas básicas utilizando as mãos. O desafio era buscar a justificativa Matemática que para confirmar os cálculos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino da Matemática direcionam as discussões e reflexões neste sentido, desafiando os professores a desenvolver métodos que seduzam os educandos ao saber matemático despertando seu interesse. Mais que ensinar matemática, o professor deve “ensinar a aprender”, desenvolvendo o raciocínio logico e dedutivo do aluno.
METODOLOGIA:
De maneira divertida e diferenciada introduzimos diversas formas para realizar operações matemáticas que usualmente seriam ditas como complicadas ou de difícil resolução. As atividades foram aplicadas com trinta alunos em duas turmas da terceira série do ensino médio.
Começamos com “multiplicações com os dedos das mãos”, técnica que consiste em utilizar as mãos para a tabuada de multiplicação dos números de 6 a 9. Depois demostramos como obter a raiz quadrada de um numero sem usar a calculadora.
E mais algumas outras formas de fazer ‘truques’ em calculadoras científicas; usaram também linhas para multiplicar altos valores numéricos. Fazendo-os realizar operações básicas, mostramos como a matemática está envolvida em adivinhações e pequenas magicas, tornando esses recursos interessantes e eficientes para auxilia-los no dia-a-dia.
Usamos estes meios como elemento assimilador do conhecimento. Através deles, mostramos como a matemática pode ser estudada de modo a reforçar o calculo mental e o raciocínio dos alunos.
RESULTADOS:
Foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas onde os alunos puderam opinar sobre a curiosidade matemática aplicada e também lhes foi questionado se os métodos apresentados iria auxiliá-los no aprendizado em sala de aula.
A resposta unânime foi que sim, esses meios podem ajudar a uma melhor interação com o conteúdo, pois levam os alunos a “brincar” e obter um entendimento melhor com a matéria.
CONCLUSÃO:
Através deste trabalho pudemos perceber que foi de grande relevância e vimos o quanto cada método diversificado foi importante para prender a atenção dos alunos. Diferenciar as aulas de matemática que por tradição são apenas feitas com explicações dos conteúdos, de acordo com as respostas dos educandos aos questionários, mudaria o modo de como eles veem a disciplina a ponte de eles se interessarem mais para o aprendizado.
Instituição de Fomento: PROEXT/ MEC - 2011
Palavras-chave: Curiosidades Matemáticas