Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES LOTADOS EM LABORATÓRIOS MULTIDISCIPLINARES NA CIDADE DE SANTARÉM-PA
Naicy Camila Guimarães Paixão 01
Ademir de Souza Pereira 02
1. Instituto de Ciências da Educação/ICED - Programa de Ciências Biológicas/UFOPA
2. Prof. MSc./ Orientador-Instituto de Ciências da Educação/ICED - Programa de Ciências Biológicas/UFOPA
INTRODUÇÃO:
O Ensino Médio nas escolas públicas estaduais do estado do Pará, região de Santarém é de responsabilidade direta da 5º Unidade Regional de Educação representante da Secretaria Estadual de Educação do Estado o Pará e teve em 2001 a implantação do Projeto Alvorada, que é uma iniciativa da Presidência da República e tem como objetivo diminuir as desigualdades regionais, por meio da melhoria das condições de vida das áreas mais carentes do Brasil. No estado do Pará foram feitos diversos investimentos para a melhoria da educação, sendo uma delas a implantação de laboratórios multidisciplinares - LMD, em 2006, contemplando em algumas escolas estaduais que possuem ensino médio. Tais laboratórios são equipados com kits de experimentação que abrangem as disciplinas de Química, Física e Biologia. Nesses espaços educativos estão lotados professores com formação em uma dessas áreas, que tem como função auxiliar nas atividades experimentais, dos professores das referidas disciplinas de sala de aula. No entanto, o sistema de ensino não proporciona todas as condições necessárias para o bom desempenho desses profissionais dentro dos LMDs, os quais são os objetivos deste trabalho de pesquisa.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa possui o caráter qualitativo e utiliza como instrumento de pesquisa a entrevista. Inicialmente obtivemos autorização da diretora da 5º URE para o desenvolvimento da pesquisa, nas quatorze escolas estaduais de Santarém, que possui LMD. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro previamente estruturado. O professor orientador entrevistava os professores e a aluna de iniciação cientifica fazia as transcrições e as observações ao longo da entrevista. A entrevista tinha as perguntas focadas diretamente nos possíveis problemas que os professores lotados nos LMD enfrentam no desenvolvimento de suas atividades dentro do laboratório. Os dados foram tratados e analisados para sua posterior discussão.
RESULTADOS:
São vinte e nove o total de professores lotados nos LMDs, distribuídos em quatorze escolas em Santarém. Porém, foi entrevistado somente um professor de cada escola, pois assim, já é possível entender as dificuldades que enfrentadas naquele mesmo espaço escolar. Cerca de setenta e oito por cento dos professores entrevistados, relataram que uma das maiores dificuldades é a falta de habilidade no manuseio de alguns equipamentos, das três áreas de ensino, sendo a sua área de formação a com maior afinidade e que poderá auxiliar outros professores no desenvolvimento de atividades no laboratório. Aproximadamente sessenta e cinco por cento confirmam que a falta de capacitação, específica para atuar no laboratório, traz limitações para o profissional lotado. Mais de setenta e oito por cento disseram que os demais docentes de sala de aula demonstram desinteresse em realizar atividades experimentais e setenta por cento dos entrevistados acreditam que esse é o motivo da baixa frequência de agendamento das aulas, o que atribui aos técnicos a difícil tarefa de atrair esses docentes para o laboratório. Outros problemas e dificuldades: falta de materiais de segurança; investimento em materiais para o laboratório; falta de investimento na estrutura física e da reposição de materiais.
CONCLUSÃO:
Os laboratórios multidisciplinares são uma ferramenta em potencial, na construção de um modelo de ensino eficiente e de qualidade. Atividades experimentais podem auxiliar a assimilação de diversos conceitos de ciências naturais, conciliando o conhecimento teórico e prático. Por meio dos problemas levantados aqui, podemos destacar que, apesar dos espaços pedagógicos serem, um recurso didático eficiente, necessita de condições, tanto administrativas quanto estruturais, favoráveis para contribuir na educação. Também devem ser a organizado cursos de capacitação com atividades experimentais, para que o profissional lotado neste espaço escolar tenha condições de auxiliar os professores de sala de aula, no desenvolvimento de atividades experimentais em todas as áreas de química, física e biologia.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
Palavras-chave: Laboratório Multidisciplinar