Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O USO DO JOGO TRILHA MATEMÁTICA
Grace Kelly Godinho Guimarães 1
Aldenize Ruela Xavier 2
1. Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
2. Prof. Msc./ Orientadora- Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
INTRODUÇÃO:
A Universidade Federal do Oeste do Pará vem implantando Clubes de Matemática em escolas Públicas de Santarém, tendo como objetivo a aplicação de atividades lúdicas e reforço escolar. Em 2011, o projeto foi aplicado em quatro escolas públicas de Santarém, Pedro Álvares Cabral, Padre Manuel Albuquerque, Almirante Soares, Dutra e Maria Uchoa, onde foram desenvolvidas atividades produzidas ou adaptadas pelos graduandos do curso de Licenciatura Plena em Matemática para os níveis I, II e III. Entre essas atividades, foi aplicada a Trilha Matemática. Um jogo de tabuleiro que estimula a interação entre os alunos e o raciocínio lógico, sendo que esta atividade pode ser modificada de acordo com o assunto e a série dos alunos.
METODOLOGIA:
A turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu uma cartolina, régua, pincel e dados para confeccionar sua trilha. A trilha teve o número de casas e desafios escolhido pelo tutor onde os desafios foram escolhidos conforme o assunto abordado em sala de aula.
Desenvolvimento: Cada grupo escolheu um jogador (sorteador) que ficou encarregado de fazer o sorteio de questões que o monitor preparou para cada equipe. Cada jogador, na sua vez, jogou o dado para saber quantas casas iriam andar. Em seguida, o sorteador fez o sorteio da questão que o jogador obrigatoriamente teve que responder, caso o jogador tenha acertou, prosseguiu o número de casas sorteada no dado, caso tenha errado, permaneceu no mesmo lugar, e conseqüentemente, passou a vez para o outro jogador. Venceu o jogador que cruzou a linha de chegada primeiro.
RESULTADOS:
A melhora do rendimento dos alunos em sala de aula nos mostrou que a atividade aplicada nas escolas obteve o resultado esperado pelos monitores. Podemos notar o aumento do interesse dos alunos em relação ao método que será abordado os novos conceitos matemáticos pelos tutores, o que estimula a participação das atividades do Clube e conseqüentemente ajuda na aprendizagem dos educandos.
CONCLUSÃO:
É possível ensinar Matemática através de atividades lúdicas e obter um bom resultado assim como no ensino tradicional. O que começa como uma simples competição entre colegas se torna uma forma divertida de aprender e trabalhar conceitos matemáticos melhorando assim rendimento escolar dos alunos que sentiam dificuldades em determinados assuntos.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES
Palavras-chave: Trilha Matemática