Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
CONTEXTUALIZANDO OS CONCEITOS GEOMÉTRICOS
Dyoledson Ferreira Carneiro 1
Laís Amanda de Santana Santos 2
Aldenize Ruela Xavier 3
1. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
2. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
3. Profa. Mª./Orientadora – ICED/ Programa de Matemática – Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
INTRODUÇÃO:
O Projeto Clube de Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Campus de Santarém - PA é desenvolvido em quatro escolas onde ocorrem diversas atividades lúdicas incluindo o reforço, visando auxiliar o aluno no entendimento da matemática. E entre essas escolas, onde funcionam os clubes, está a Escola Pedro Álvares Cabral, na qual foi a sede de um evento do clube o Caldeirão Matemático, que ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2012 e tinha como objetivo apresentar e buscar a participação de todos os alunos nas diversas atividades propostas pelo evento. Neste dia, os alunos conheceram vários jogos, atividades envolvendo frações e geometria plana, assistiram a filmes, participaram de torneios e diversas outras atividades. Entre essas atividades foi apresentado um minicurso sobre construções geométricas envolvendo 20 alunos do 2º ano do ensino médio, onde eles aprenderam alguns conceitos como: retas paralelas e perpendiculares, bissetriz e circunferência, após uma breve explicação teórica sobre as definições os alunos foram para a prática com o objetivo de construir e reproduzir os conceitos aprendidos utilizando alguns materiais como: papel A4, lápis, tesoura, transferidor, compasso, régua, barbante e esquadro.
METODOLOGIA:
Inicialmente, os alunos dividiram-se em 5 grupos de 4 pessoas onde distribuímos todo o material necessário para elaborar as atividades, logo após os alunos tiveram uma aula teórica sobre alguns conceitos geométricos. Entusiasmados com a aula foi lançado o primeiro desafio, criar retas paralelas e retas perpendiculares com o auxílio de uma régua e um esquadro.
Em seguida fizemos outra, onde os alunos deveriam criar uma bissetriz, essa atividade foi feita da seguinte maneira: primeiro com o auxílio de uma régua traçamos duas semirretas com origem num ponto P, depois fixamos o compasso num ponto pertencente a uma das semirretas e fizemos um movimento no sentido horário, em seguida, fixamos o compasso em outro ponto pertencente à outra semirreta e fizemos um movimento anti-horário, os alunos perceberam que a interseção das curvas feita pelo compasso seria um ponto Q e que por ele poderíamos traçar outra semirreta saindo de P, e a essa semirreta daríamos o nome de bissetriz.
Posteriormente, os discentes fizeram uma nova atividade que consistia no cálculo do comprimento da circunferência utilizando um fio de barbante e uma régua, para medi-lo e comparar se realmente quando calculamos o comprimento através da formula C=2. π. r este valor é realmente o mesmo obtido no barbante.
RESULTADOS:
Durante o minicurso os alunos mostraram bastante interesse pelos assuntos abordados, e quando questionados sobre as atividades, eles destacaram a importância da metodologia utilizada nas aulas de Matemática, pois ressaltaram que o aproveitamento deles seria maior se todas as aulas fossem dinâmicas e bem planejadas pelo professor.
È importante ressaltar que, após este minicurso os alunos tiveram o livre arbítrio para criticar e avaliar todas as atividades propostas a eles, além de sugerir alternativas para que o ensino da matemática torne-se melhor e de fácil entendimento através de um questionário que lhes foram entregues no final da aula.
Neste questionário que analisamos todos os resultados e discussões a respeito das atividades do minicurso, dessa maneira conseguimos estabelecer os seguintes dados estatísticos: 90% dos alunos gostaram (18 alunos), cerca de 5% não gostaram (1 aluno) e 5 % acharam regulares as atividades (1 aluno).
CONCLUSÃO:
O projeto teve a pretensão de incentivar o conhecimento dos alunos em relação à geometria, e através das construções geométricas, percebemos o envolvimento dos mesmos e o interesse em desenvolver alguns conceitos citados. Desta forma, esperamos que os professores explorem mais situações que sejam utilizadas as construções geométricas para que os alunos desenvolvam seu conhecimento permitindo – lhes compreender, descrever e representar o mundo em que vivem.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Atividades lúdicas