Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
RIGIDEZ DOS POLÍGONOS: RELATO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR
Marcela Vieira Corrêa 1
Kelle de Cássia Rodrigues Menezes 1
Aldenize Ruela Xavier 2
1. Bolsista PIBID/UFOPA - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
2. Profa. Msc./ Orientadora - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
INTRODUÇÃO:
O projeto Clubes de Matemática desenvolvido em escolas públicas de Santarém reúne alunos da educação básica, licenciandos em Matemática e professores em busca de metodologias que abordem conteúdos matemáticos de maneira diferenciada da sala de aula tradicional, nesses espaços acontecem aulas lúdicas, onde são ministradas oficinas com a utilização de jogos e outras atividades matemáticas, além de um trabalho com alunos que tenham algum nível de dificuldade nessa disciplina, realizando aulas de reforço.
A atividade rigidez dos polígonos foi aplicada como os colaboradores dos Clubes de Matemática na oficina de capacitação para o inicio das atividades dos Clubes. Essas atividades são trabalhadas com os alunos que participam do projeto. O objetivo do conteúdo em questão é trabalhar conceitos, propriedades e relacionar essas ideias ao cotidiano dos alunos através da geometria plana, utilizando materiais simples e de fácil acesso.
METODOLOGIA:
A atividade foi realizada não apenas para explicar definições, mas principalmente relacionar o conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, ressaltando a importância do triângulo para entender a rigidez dos polígonos. Para a mesma ser aplicada o material utilizado foi canudos plásticos e barbante, que são materiais simples de baixo custo, que facilmente pode ser utilizado pelo professor em sala de aula. Essa proposta estabelece uma aproximação dos conceitos matemáticos com a realidade favorecendo o aprendizado.
Durante o treinamento foi distribuído para os monitores a quantidade de canudos conforme as figuras que foram solicitadas. No processo de ensino os alunos perceberão que apesar das figuras serem construídas com o mesmo material, o triângulo é rígido e as demais figuras não. O professor fará a comparação do triângulo e as demais figuras.
Um exemplo do nosso cotidiano a ser citado são os telhados, que tem a forma triangular por ser uma estrutura rígida.
O trabalho citado foi desenvolvido com 20 colaboradores do LAPMAT, na oficina de capacitação para o inicio das atividades dos Clubes, para serem aplicadas com 150 alunos das quatro escolas onde os Clubes de Matemática estão implantados.
RESULTADOS:
O interesse do alunado aumenta consideravelmente quando utilizamos recursos diferenciados para apresentar temas matemáticos, quando se trata de assuntos relacionados a geometria torna-se necessário trazer ferramentas que associem isso ao habitual do aluno. Assim, no término dessa aula os alunos puderam ter uma visualização do quanto são frequentes as figuras planas no seu cotidiano, houve interatividade, interesse e aprendizado mútuo, visto que os participantes dos clubes demonstram que podem contribuir com as aulas dando novos exemplos e trazendo questões novas para serem discutidas, que podem melhorar e aproximar ainda mais os conceitos matemáticos de sua realidade.
CONCLUSÃO:
Finalizamos este trabalho entendendo que podemos alcançar resultados significativos quando trabalhamos matemática de forma lúdica. A partir dessa ideia desenvolvemos essa atividade, que facilitou a aprendizagem e estimulou o interesse dos alunos levando-os a perceber a importância dos conceitos matemáticos. Os monitores consideraram que o método que sugerimos para a aplicação desse conteúdo tornou a aula eficaz, pois foi produtiva a partir dos resultados, visto que houve um bom aproveitamento no que diz respeito ao aprendizado do alunado.
Levando em consideração que o material utilizado para dinamizar esta aula é simples e fácil de ser adquirido, é possível aplicar essa atividade em qualquer ambiente, até mesmo em uma aula tradicional, pois foi notado pelos monitores que apresentar definições de formas diferenciadas estimulam o bom desempenho dos alunos em compreender o assunto em questão.
Palavras-chave: Rigidez dos polígonos