Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA COMUNIDADE DO PARANANEMA
Juliana Cristina da Silva Ferreira 1,2,4
William de Souza Barreto 1,3,4
Jean Reis de Almeida 1,2,4
Françoan de Oliveira Dias 1,2,4
Jucineudo Matos de Souza 1,2,4
Thays de Souza Tenório 1,2,4
1. Graduando
2. Bolsista da Incubadora de Tecnologias para Empreendimentos Sociais de Economia Solidária
3. Docente/Coordenador do ITESES
4. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Este estudo é decorrente do projeto “Turismo de base comunitária como estratégia local de desenvolvimento”, realizado pela Incubadora de Tecnologias para Empreendimentos Sociais de Economia Solidária da Universidade Federal do Amazonas, que tem como um dos objetivos o diagnostico do potencial ecoturístico da comunidade do Parananema, pertencente ao munícipio Parintins no estado do Amazonas. O turismo de base comunitária é um modo de desenvolvimento turístico que tem como principio os seguintes aspectos: economia solidária; cooperativismo; valorização da cultura, recursos naturais de modo sustentável; e a alternativa de renda às comunidades que se dispõem de áreas para atividades turísticas (SANSOLO, 2010). Segundo o IBGE 2010, a parte do centro urbano de Parintins tem sessenta mil habitantes, no Festival Folclórico dos Bois-Bumbás, na ultima semana do mês junho, o número de turistas dobra o número a da população local. A comunidade Parananema fica a seis quilômetros do marco zero de Parintins e está na rota desses visitantes devido a proximidade ao centro. Os primeiros moradores da comunidade chegaram em 1963 e ficaram encantados com a beleza do lugar. Hoje a comunidade é habitat de aves raras, tem o projeto ambientais, uma rica vegetação e balneários de águas claras.
METODOLOGIA:
A questão central desta etapa do projeto foi descobrir as potencialidades da comunidade do Parananema. Para tanto utilizamos um formulário com perguntas aberta e fechadas e um inventário turístico, a partir da observação do local. Estes instrumentos nos forneceram dados importantes para analise da situação atual da região de interesse, os quais foram analisados o que possibilitou ter um visão panorâmica do potencial turístico da comunidade (CABRAL, 2009). Foram aplicados 20 formulários na comunidade, no mês de fevereiro de 2010, por três entrevistadores, somente participaram moradores maiores de 18 anos. O formulário abordava questões relativas as condições de trabalho, moradia, educação e turísticas. Nessa etapa, os entrevistadores também explicaram o projeto e o objetivo da pesquisa, tomando o cuidado de não induzirem as respostas dos entrevistados. No mesmo período foi realizado o inventário para a atividade do turismo comunitário, que abordava as questões de acesso ao atrativo, potencialidades propícias e o tempo necessário para o entretenimento.
RESULTADOS:
Os resultados dos formulários apontam que 85% dos entrevistados consideram o turismo como uma alternativa de renda, 10% não consideram o turismo como uma alternativa de renda e 5% não souberam responder. Apenas 10% dos comunitários já realizaram alguma atividade turística como alternativa de renda. A questão sobre qual o atrativo turístico natural mais importante da comunidade, 75% afirmaram serem os lagos, 15% grandes árvores e 5% pesca esportiva. Em relação aos benefícios que o turismo pode trazer 35% dos entrevistados responderam uma alternativa de renda, 30% apontaram que os benefícios são para melhoria na cidade por parte do poder público, 30% não souberam responder e 5% consideram não ter nenhum beneficio. Os resultados dos inventários indicam que os meios de acesso à comunidade podem ser feitos por via rodoviária que está pavimentada e em bom estado, além da via fluvial, através de voadeiras e pequenas embarcações. A comunidade tem uma área que possibilita atividades de canoagem, contemplação da natureza e animais silvestres, pesca esportiva, banhos, boia-cross e arvorismo, a acessibilidade é permanente e é necessário cerca de meio dia para conhecer a região.
CONCLUSÃO:
Portanto, as condições a respeito do potencial turístico giram em torno de aspectos naturais e geográficos da região e assumem um papel importante como elemento de identificação e caracterização na definição da natureza do produto. O ecoturismo, se bem organizado e de forma associativa e cooperada, pode ser uma alternativa de renda viável a comunidade do Parananema. Os pontos fortes da comunidade são a biodiversidade, a sociodiversidade, à beleza cênica, o caráter hospitaleiro e receptivo dos comunitários e as condições de acesso por via fluvial e terrestre. As atividades do turismo podem ser utilizadas para ocupar diretamente os comunitários com funções relacionadas a pesca esportiva, passeios de canoas, observação de fauna e flora e venda de artesanatos. O turismo poderia gerar renda no local e proporcionar a preservação dos recursos naturais. O ponto fraco é falta de qualificação dos comunitários no setor turístico.
Instituição de Fomento: FINEP/Ministério do Turismo
Palavras-chave: Ecoturismo