Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PRÁTICAS DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR NO PERÍODO 1964-85
Bruna Monique Costa Maia 1
Anselmo Alencar Colares 2
1. Programa de Pedagogia, Instituto de Ciências da Educação- UFOPA
2. Prof. Dr. Orientador – Instituto de Ciências da Educação- UFOPA
INTRODUÇÃO:
Conhecer o cotidiano da atividade docente em diferentes períodos históricos possibilita refletirmos sobre especificidades que nem sempre são contempladas nos textos que retratam a educação escolar. Por conseguinte, entendemos que é necessário resgatar os acontecimentos com o recurso da história oral, onde a memória adquire relevância, mesmo reconhecendo-se que está sujeita aos condicionantes de classes e aos lugares sociais ocupados pelos sujeitos que a detém. Nessa pesquisa, em específico, abordamos o cotidiano escolar de professores das disciplinas História, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira que lecionaram no Colégio Álvaro Adolfo da Silveira, em Santarém, no período 1964-85, caracteristicamente autoritário e repressivo. Buscou-se saber se as determinações governamentais influenciaram as práticas docentes, fazendo com que os professores assumissem posturas de adesão ao caráter repressivo dos governos transmitindo ideologias conservadoras ou reagissem por meio de recursos pedagógicos favorecedores da reflexão crítica.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a história oral, com a realização de entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas e transcritas. Foram entrevistados dois professores que ministraram disciplinas já destacadas, e cujos posicionamentos evidenciam posições divergentes com relação ao entendimento do período histórico delimitado para o estudo. Suas falas foram cotejadas com análises de estudiosos da educação brasileira, nos quais buscamos o embasamento teórico para interpretar os pontos de vista presentes nas respostas dadas às questões.
RESULTADOS:
As respostas dos entrevistados ratificam o fato de que naquele período houve quem aderisse àquela forma de fazer política, ou porque não sofria diretamente a repressão nem se sentia ameaçado, ou porque convergia com seus interesses. Por outro lado, havia os que não aceitavam, mesmo que sem reagir, por conta do medo que sentiam por terem conhecimento de algumas situações repressoras. As posições divergentes assumidas pelos entrevistados são reveladoras desta dualidade, e atestam que tais ocorrências se disseminaram entre a população. As memórias, cotejadas com a reflexão de estudiosos daquele período, contribuem para a maior compreensão do cotidiano escolar.
CONCLUSÃO:
O período 1964-85 representou um dos momentos de repressão política mais intensa na história brasileira, cujo conhecimento e reflexão permanentes são essenciais para que não se repita jamais. Com base nas memórias dos entrevistados, podemos afirmar que a instituição escola, de um possível ambiente favorável às discussões e reflexões, ficou naquele período, em grande parte, a serviço da ideologia repressiva e autoritária, reprodutora dos valores oriundos dos governos militares. Os dois entrevistados, portanto, expressaram suas vinculações sociais, suas concepções de mundo e suas percepções acerca com pontos de vista divergentes quanto à memória educacional. E ambas as posições devem ser consideradas na elaboração historiográfica educacional de Santarém.
Instituição de Fomento: Cnpq/Ufopa
Palavras-chave: Período 1964-19845