Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
PROJETO VIDA: experienciando a educação infantil
Talita Ananda Corrêa 1,2
Lidia Alves de Oliveira 2
1. Secretaria Municipal de Educação
2. Universidade Federal do Oeste do Pará
INTRODUÇÃO:
O Projeto Vida foi desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém no período de 2009 que teve como objetivo a promoção do intercâmbio entre universidade, comunidade e Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação, por meio de Assessoria e Acompanhamento Psicopedagógico e Formação Continuada aos profissionais que atuam na Educação Infantil com vistas a obtenção de êxito no processo de desenvolvimento, educação, cuidado e assistência às crianças matriculadas neste nível de ensino.
Este trabalho busca no construtivismo de Jean Piaget, pressupostos teórico-práticos para orientar a fundamentação do trabalho pedagógico, principalmente, dos professores nas salas de aula do Centro Educacional “João de Barro” – SEARA e da Unidade Municipal de Educação Infantil “Jardim da Infância”, sendo este desenvolvido sob a coordenação da Professora Me. Lídia Alves de Oliveira.
Tomou-se como base também a visão teórica de Wallon (1986) que acredita que a inteligência não se desenvolve sem a afetividade e vice e versa. E que o ser humano tem várias etapas de desenvolvimento afetivo e seu desenvolvimento está sempre em construção, tendo prevalência da afetividade no início da vida.
METODOLOGIA:
O Projeto Vida trabalhou com diversas estratégias para melhor alcanças seus objetivos no intuito de estreitar relações entre a comunidade e a universidade. Tendo como primeira atividade a realização do Plano de Atividades do Projeto que se dava anualmente com levantamento bibliográfico sobre os autores que seriam trabalhados durante o ano, a observação participante que era realizada nas salas de aula dos professores com intuito de conhecer e acompanhar o trabalho dos mesmos e poder preparar atividades em cima deste trabalho. Por último era feito a formação com as professoras e demais funcionários das instituições de educação infantil. Era o momento em que se colocava a teoria ao lado da prática, pois era a ocasião de se tirar dúvidas dos professores sobre o que estão realizando em sala de aula e apresentá-los os teóricos da Psicologia e seus estudos que contribuíram para melhorar a qualidade do trabalho a ser realizado na educação infantil.
RESULTADOS:
O projeto Vida realizou o assessoramento e acompanhamento psico-pedagógico e social às duas instituições propostas na elaboração do plano de trabalho. Nessa meta entra a elaboração das atividades a serem desenvolvidas pelos docentes, orientação da elaboração do Projeto Político Pedagógico das instituições e encontros de formação sobre educação infantil, relações humanas e interpessoais e interdisciplinaridade. Cabe ressaltar que eram acompanhadas todas as atividades e projetos que realizavam as instituições, sendo estes envolvendo ou não os responsáveis e a comunidade aos redores das instituições.
O projeto realizou 4 formações atendendo a quatorze docentes, a cada formação, do Centro Educacional João de Barro, fazendo em cada formação uma oficina prática, sendo no total quatro oficinas realizadas durante o ano. Na UMEI Jardim da Infância foram realizadas também quatro formações que atenderam no desenvolvimento o correspondente a doze docentes da instituição e a pedagoga. Além disso, foram apresentados quatro trabalhos científicos para mostrar aos acadêmicos e a comunidade, em geral, o trabalho que desenvolveu o projeto durante o ano.
CONCLUSÃO:
Essa experiência trouxe novas perspectiva de atuação do pedagogo, pois possibilitou o trabalho com docentes em atuação e com as crianças atendidas pela educação infantil, pois modificou a visão de conhecimento obtido dentro da universidade aproximando à comunidade fora dela.
Além disso, o trabalho do Projeto Vida possibilitou o amadurecimento dos conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula e a sua constante reflexão a respeito dado pelo contato direto com realidades diferentes em todos os seus aspectos preparando-o para atuar de maneira objetiva no campo da educação infantil.
Portanto, nesse processo se verifica a importância do trabalho de projetos de extensão com o intuito de melhorar o campo de atuação, não só da Pedagogia, como das outras licenciaturas para que o acadêmico possa ter um contato com a realidade a qual ele irá encontrar quando sair da universidade.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Projeto vida