Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
CLUBES DE MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Gleicy Lima Ribeiro 1
Benara Modesto de Sousa 2
Aldenize Ruela Xavier 3
Hugo Alex Diniz 4
1. Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
2. Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
3. Prof. Msc./Orientadora - Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
4. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
INTRODUÇÃO:
Os Clubes de Matemática funcionam em 4 escolas públicas do município de Santarém-PA. O objetivo é agregar professores dessas escolas e da universidade e alunos do curso de licenciatura em Matemática em busca de metodologias que facilitem o processo ensino-aprendizagem, procurando agir diretamente no rendimento escolar dos alunos. As atividades desenvolvidas nos clubes envolvem Geometria, Física, Matemática Financeira, Xadrez, jogos de raciocínio lógico, exercícios das Olimpíadas de Matemática e utilização de aplicativos computacionais. Em 2011 foram atendidas mais de 2.600 pessoas, entre alunos, professores de Matemática e Licenciandos. Os Clubes tem se mostrado um excelente espaço de criação e aplicação de metodologias para o ensino de Matemática unindo as potencialidades dos graduandos com as experiências dos professores em atuação.
METODOLOGIA:
O público alvo dos Clubes de Matemática são alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio, distribuídos nas quatro escolas públicas envolvidas no projeto Clubes de Matemática na cidade de Santarém-PA. No primeiro ano de implantação foram atingidos cerca de 184 alunos das escolas: Padre Manuel Albuquerque, Maria Uchoa Martins, Almirante Soares Dutra e Pedro Álvaro Cabral. No contra-turno de ensino, os alunos da escola participam dos encontros dos clubes durante uma hora e meia. Dentre os participantes, são selecionados dois alunos que auxiliam nas aulas de reforço e participam de atividades de iniciação científica na Universidade. Dentre os objetivos do projeto destacam-se: elaborar material didático, treinar professores de Matemática para utilização de ferramentas computacionais no ensino da Matemática; aumentar o interesse dos alunos pela Matemática e melhorar seus rendimentos escolares; promover o desenvolvimento de habilidades relativas à prática docente dos alunos de licenciatura em Matemática.
RESULTADOS:
Foram criados 18 clubes. Mais de 500 alunos tiveram acompanhamento pedagógico diferenciado, em apoio aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram de atividades de iniciação científica, 30 alunos das escolas, reunindo-se uma vez por semana na Universidade. Aos professores, foram ministradas 10 oficinas sobre metodologias do ensino de Matemática. Foram produzidas e/ou adaptadas 34 atividades, que geraram um guia a ser utilizado no próximo ano. Vários eventos educacionais foram promovidos, dentre eles destacamos: Zoológico e Geometria, Educação ambiental na Escola da Floresta, Gincana da Matemática e Caldeirão Matemático. As ações do projeto seguem em 2012 visando atingir um número maior de escolas e professores. Os clubes vêm oferecer um espaço para que o professor em formação possa criar metodologias de ensino, experimentar e verificar seus avanços e limitações na prática docente, ao mesmo tempo em que discute com o professor em exercício sobre novas tendências e metodologia.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho observamos que os alunos modificaram a sua visão em relação a disciplina de Matemática, associando assim os conhecimentos Matemáticos ao seu cotidiano. Os alunos conseguiram absorver os conteúdos matemáticos envolvidos nas atividades realizadas nos clubes de Matemática, demonstrando bastante interesse durante a realização das atividades. O projeto Clubes de Matemática conseguiu apresentar uma forma mais dinâmica, contextualizada e divertida de aprender e ensinar Matemática.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Metodologia de ensino