Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
CONDIÇÕES DE SANEAMENTO NOS BAIRROS DA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO E SANTA LUZIA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ.
Amanda da Silva Farias 1
Karla Tereza Silva Ribeiro 1
1. Departamento de Ciências Biológicas – UFPA.
2. Profa. Dra./Orientadora – Instituto de Ciências Biológicas - UFPA.
INTRODUÇÃO:
A água e a vida estão intrinsecamente associadas, sendo totalmente indispensável a toda forma de vida existente no planeta. A atividade antrópica é um dos grandes fatores que diminui a qualidade dos recursos aquáticos destinados ao consumo humano. Este problema atinge principalmente a população de baixa renda, que ocupa as áreas periféricas das cidades, onde os serviços de saneamento básico são deficientes ou ausentes. O Brasil ainda convive com graves problemas de doenças de veiculação hídrica, e a cada mil crianças menores de 5 anos de idade, 50 delas morrem em função da falta de abastecimento e da má qualidade da água. Considerando a deficiência no serviço de saneamento de água potável no município de Oriximiná (PA), o trabalho objetivou verificar as condições de potabilidade da água consumida pela população dos bairros N. Sra. do Perpétuo Socorro e Santa Luzia, a partir da pesquisa de indicadores contaminação fecal, os coliformes.
METODOLOGIA:
O município de Oriximiná pertence à região fisiográfica do Baixo Amazonas, e microrregião de Óbidos. A cidade esta dividida em 14 bairros, que são abastecidos por fonte superficial, através da Companhia Estadual de Saneamento do Pará (COSANPA), e fonte subterrânea por Microssistema de Abastecimento de Água. Um total de 120 amostras de água foram coletadas para análise microbiológica, no período de setembro de 2010 a maio de 2011, procedentes de torneira e de vasilhames de armazenamento nas residências selecionadas nos bairros de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Luzia. A qualidade sanitária da água de consumo foi verificada através da pesquisa de indicadores sanitários utilizando a Técnica de Fermentação em Tubos Múltiplos para a determinação do Número Mais Provável de Coliformes na água. Os procedimentos de coleta, armazenamento e análise laboratorial seguiram as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.
RESULTADOS:
Os resultados revelaram que no bairro de Santa Luzia, a água proveniente da geladeira apresentou alto índice de Coliformes Totais, 0,56%, e Termotolerantes, 0,62%, diferentemente da água da torneira que apresentou 0,26% para Coliformes Totais, e 0,39% para Coliformes Termotolerantes. No bairro de Perpétuo Socorro, a água procedente da torneira, apresentou a mesma quantidade de contaminação para coliformes totais e termotolerantes, 0,03%. Enquanto na água coletada da geladeira o índice de contaminação por coliformes totais foi mais elevado, 0,58%.
CONCLUSÃO:
Os resultados refletem que um dos fatores associados à presença de coliformes na água de consumo dos domicílios é a deficiência na higienização, principalmente dos recipientes que armazenam a água na geladeira, constituindo-se em risco para a saúde da população. Desse modo, a melhor maneira para evitar tais riscos é investir em educação em saúde a fim de minimizar os riscos de incidência de doenças de veiculação hídrica no município.
Instituição de Fomento: UFPA / Núcleo de Oriximiná; Programa de Ação Interdisciplinar-PAI, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará-FAPESPA/PIBIC Jr.
Palavras-chave: Saneamento básico