Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NO ENSINO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA
GLEIDSON VILHENA DA SILVA 1
ANA PAULA LIMA BARROSO 1
JOSIVANE DA SILVA CARVALHO 1
ALDENIZE RUELA XAVIER 2
1. Instituto de Ciência da Educação-UFOPA
2. Profa. Msc./ Orientadora- Institudo de Ciência da Educação-UFOPA
INTRODUÇÃO:
O projeto clubes de matemática, produzido no Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), é aplicado em algumas escolas da rede publica, onde se ensina matemática de maneira diferenciada, em prol de aumentar o interesse dos alunos e melhorar seus rendimentos escolares.
A Escola Pedro Álvares Cabral é integrante do Projeto Clubes de Matemática, onde foi realizado o Calderão Matemático, com o objetivo de apresentar aulas interdisciplinares de uma forma lúdica e contextualizada, tendo em vista proporcionar aos alunos um novo método para o conhecimento Matemático.
Uma das atividades aplicadas no Caldeirão foi o xadrez por ser um jogo de raciocínio, concentração, estratégia onde podem ser trabalhados alguns conceitos matemáticos como o plano cartesiano, notações algébricas, noções de diagonal, horizontal, vertical etc.
Para Maluf (2000), “o jogo transformado em instrumento pedagógico educacional, pode a vir favorecer a formação da criança”, “Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático” (GROENWALD ETIMM, 1998, p.1), além de ser um atrativo, torna a apresentação de conteúdos mais dinâmica, e etc.
METODOLOGIA:
A oficina de xadrez foi realizada na área livre da escola, com cinco turmas de ensino fundamental, sendo duas pela manhã e três à tarde, os monitores distribuíram o material teórico e a princípio foi explicado o contexto histórico do jogo, regras e objetivo e em seguida os alunos foram orientados a posicionar-se à seus respectivos lugares em torno de uma mesa para a realização do jogo.
Durante a partida surgiram alguns questionamentos, como: “O que esse jogo tem a ver com a matemática?”, “O professor pode usar isso na sala?”, após estas perguntas explicamos as principais relações entre o xadrez e a matemática como noções intuitivas de horizontal e vertical, e exemplificamos alguns conceitos matemáticos, como plano cartesiano, notações algébricas, cálculo de área etc.
Segundo Borin,
Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. (Borin, 1996, p.9).
RESULTADOS:
No desenvolvimento do jogo observamos que alguns alunos sentiram dificuldades com relação às regras e o objetivo. A maioria dos alunos não possui a concentração exigida, com o fato de não estarem adaptados ao lúdico, pois é uma questão que ainda vem sendo trabalhada através de alguns projetos, dentre eles o Projeto Clubes de Matemática.
Por meio de um questionário aplicado no final da atividade, observamos opiniões dos alunos a respeito do jogo, dentre eles:
Você gostou da atividade apresentada hoje?
Aluno 1- Eu gostei muito, porque eu não sabia como jogar o xadrez.
Aluno 2- Gostei do jogo, nem sabia que a matemática tinha a ver com o xadrez.
Aluno 3- Achei o xadrez muito interessante, meu professor podia usar isso na sala.
Você acredita que as atividades alternativas de matemática podem lhe ajudar no entendimento da matéria?
Aluno 1- Sim, é bom pra ajudar o assunto na sala de aula.
Aluno 2- Sim, seria bom distrair um pouco, só vejo número.
Aluno 3- Sim, porque isso ajuda a compreender mais.
Nas respostas percebe-se que os alunos se interessam na atividade diferenciada, fazendo com que eles participem e gostem das aulas, um fator importante para inserção dos jogos no ensino da Matemática.
CONCLUSÃO:
Percebemos que o jogo de xadrez é uma excelente ferramenta de ensino, visando estabelecer uma relação entre o jogo e conceitos encontrados na matemática.
A oficina de xadrez não foi aplicada apenas como intuito de promover diversão, mas sim com a finalidade de o professor aplicar atividades com este jogo, tendo em vista que ele proporciona com o tempo o aprimoramento de algumas habilidades que são fundamentais para o melhor rendimento na matemática e outras disciplinas.
Atividades diferenciadas como esta nos possibilita aprimorar a busca por novos conhecimentos como futuros docentes já que aulas mais dinâmicas podem ser inseridas como auxilio nas aulas ditas tradicionais, levando em consideração o interesse e a participação mais efetiva dos alunos.
Instituição de Fomento: PIBID, PROEXT
Palavras-chave: xadrez