Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DESAFIO MARATONA MATEMÁTICA
Joseane Clara Silva de Souza 1
Mara Luane dos Santos Souza 1
Aldenize Ruela Xavier 2
1. Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
2. Prof.Msc./Orientadora-Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
INTRODUÇÃO:
Os jogos de tabuleiro há muito tempo fazem parte de nossa cultura. Normalmente são jogados por duas pessoas. Mas, existem alguns que admitem até seis pessoas como as Damas Chinesas.
Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato, e assim proporcionam o desenvolvimento do pensamento, da concentração e da atenção do aluno.
O jogo tem como objetivo fazer com que os alunos aprendam Matemática de uma maneira mais dinâmica, fazendo com que eles tenham um melhor desenvolvimento nos conteúdos a ser estudado. O jogo Maratona Matemática pode ser aplicado do 6° ao 9° ano dependendo da complexidade dos cálculos desenvolvidos nas questões elaboradas para o jogo.
METODOLOGIA:
O jogo Maratona Matemática é envolvente e faz com que os jogadores entrem em uma competição emocionante a cada rodada, fazendo com que se surpreendam e tenham raciocínio rápido e assim a competição seja acirrada.
*Modo de jogar:
Desafio Maratona Matemática e um jogo de tabuleiro que pode ser jogado no mínimo por duas pessoas e no máximo por cinco. Dividem-se quem será o primeiro, o segundo e assim por diante, após ter dividido, o primeiro participante joga o dado e ver que número caiu, depois ver no tabuleiro quantas casas tem que andar.
Assim ao ver a letra que caiu tira-se uma carta para ver qual será seu objetivo, e se nessa carta sair que tem que tirar uma pergunta então o jogador retira uma pergunta e responde, se responder corretamente então faz o que a carta manda fazer.
Cada carta de A à Z, tem algo escrito, como por exemplo: 1- Retire uma questão se acertar avance duas casas ou 2- Você esta numa maré de azar volta ao inicio.
*Material para o jogo:
1-Tabuleiro
2-Dado
3-Fichas (As fichas para cada competidor são de cores diferentes, que são: amarelo, azul, preto, verde e vermelho)
4-Cartas do tabuleiro (de A à Z) e carta extra
5-Caixa de Perguntas Surpresas (referentes a assuntos sobre Matemática de acordo com o ano que esta sendo passado o jogo)
RESULTADOS:
O jogo foi desenvolvido para ser aplicado nas escolas de ensino municipal e estadual do município de Santarém que estão ligadas ao Projeto Clubes de Matemática do LAPMAT (Laboratório de Aplicações Matemáticas) da UFOPA.
O jogo foi aplicado na Escola Municipal Padre Manuel Albuquerque para o Nível I (6° e 7° ano) e o Nível II (8° e 9° ano). Foi bem aceito pelos alunos que acharam o jogo interessante e dinâmico, assim aprendendo o assunto que eles estão vendo em sala de aula de uma maneira dinâmica e divertida.
CONCLUSÃO:
São muitos os desafios encontrados em sala de aula pelo professor, assim tornar as aulas dinâmicas é um desafio cheio de limitações: seja por falta de tempo e/ou de material didático. Quanto professores em formação está em contato com a prática docente permite vivenciar estas problemáticas e propor estratégias de atuação ao professor da escola. O jogo Maratona Matemática nos permitiu avaliar de que forma os alunos reagem frente a desafios e de que forma melhor podemos agir em sala de aula como docente.
Palavras-chave: Jogo de Tabuleiro