Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
EFEITOS TOXICOLÓGICOS INDUZIDOS PELA PEÇONHA DE Tityus obscurus NO TESTE DE CAMPO ABERTO EM CAMUNDONGOS
Aline Evangelista Lima 1
Marcia de Oliveira da Silva 1
Hipócrates de Menezes Chalkidis 2
Valquíria Abrão Coronado Dorce 3
Rosa Helena Veras Mourão 4
1. Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental - UFOPA
2. Laboratório de Pesquisas Zoológicas - FIT
3. Laboratório de Farmacologia - Instituto Butantan
4. Profa. Dra./ Orientadora - Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental - UFOPA
INTRODUÇÃO:
Os escorpiões de interesse médico pertencem principalmente à família Buthidae. Na Amazônia, Tityus obscurus é a espécie envolvida na maioria dos acidentes e nos casos de maior gravidade. De maneira geral, as peçonhas dos escorpiões são misturas complexas, caracterizadas por apresentarem componentes farmacologicamente ativos, sendo os peptídeos neurotóxicos os mais importantes. Considerando a quantidade limitada de veneno que o escorpião pode injetar e os efeitos causados pelo envenenamento, é obvio que o veneno de escorpião possui componentes altamente ativos. O potencial de toxicidade do veneno de T. obscurus é comparável ao de outras espécies do gênero consideradas de grande interesse ao Brasil, tais como T. serrulatus e T. bahiensis. Na literatura já existem alguns trabalhos relacionados à caracterização bioquímica da peçonha desta espécie, bem como aspectos epidemiológicos e clínicos, no entanto, há uma grande lacuna sobre os efeitos da administração in vivo da peçonha e os sintomas que ela provoca. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a alteração da atividade geral em campo aberto induzida pela peçonha de T. obscurus em camundongos.
METODOLOGIA:
Os escorpiões foram coletados na FLONA – Tapajós, Belterra, PA. A peçonha foi obtida utilizando aparelho eletroestimulador, com 250mV à 10A, com intervalo de 0,01ms. Camundongos foram divididos em grupo controle (injeção de NaCl 0,9% via intraperitoneal, 0,1mL/100g, n=7) ou três grupos experimentais (n=7). Os animais dos grupos experimentais receberam injeção intraperitoneal com peçonha de T. obscurus nas doses 25, 50 e 75 ug/mL. Todas as doses foram diluídas em solução salina 0,9%. Meia hora após a injeção, cada animal foi colocado no centro da arena do campo aberto e os parâmetros comportamentais foram gravados por cinco minutos. A locomoção (número de quadrantes percorridos), levantar (número de vezes que o animal de apoiou apenas nas patas traseiras), imobilidade, auto limpeza e o número de bolos fecais foram anotados. Os resultados foram expressos como média ± erro padrão da média e analisados, empregando-se análise de variância (ANOVA), seguido do teste “t” de Student (p ≤ 0,05).
RESULTADOS:
A análise estatística revelou que houve diferença significativa para o parâmetro de distância percorrida na periferia em duas dose quando comparadas ao grupo controle (VEN50: 215,2±10,067, p<0,05; VEN75: 201,0±9,028, p<0,05). Também houve aumento significativo na locomoção total desses dois grupos (VEN50: 251,6±7,600, p<0,05; VEN75: 240,2±7,832, p<0,05). Em relação ao levantar, apenas no grupo que recebeu veneno na dose 75ug/mL houve redução significativa neste parâmetro (VEN75: 21,6± 1,435, p<0,05). Os três grupos mostraram aumento do comportamento de auto limpeza (VEN25: 13,8±1,497, p<0,05; VEN50: 12,0±1,0, p<0,05; VEN75: 13,0±0,949, p<0,05). Todos os grupos permaneceram mais tempo imóveis do que o grupo controle (VEN25: 3,6±0,678, p<0,05; VEN50: 3,6±0,980, p<0,05; VEN75: 3,6±0,980, p<0,05). O teste de campo avalia a locomoção e sedação de compostos e é utilizado para verificar os efeitos sobre a memória espacial e/ou efeitos sedativos sobre o sistema motor dos animais. Estimulantes tendem a aumentar os parâmetros analisados enquanto que os sedores tendem a diminuí-los.
CONCLUSÃO:
A peçonha de T. obscurus foi capaz de causar alterações no comportamento dos animais durante o teste de campo aberto, aumentando os parâmetros avaliados, com exceção do comportamento de levantar, no qual houve pequena redução significativa. Pode-se sugerir que a peçonha age como um estimulante, uma vez que foi evidenciado o aumento dos parâmetros.
Instituição de Fomento: INCTTox, CAPES, UFPA, UFOPA
Palavras-chave: campo aberto