Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – IMPLANTAÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE RENDA NA COMUNIDADE MACURANY DA CIDADE DE PARINTINS/AM
Françoan de Oliveira Dias 1,2,4
Jean Reis de Almeida 1,2,4
Jucineudo Matos de Souza 1,2,4
Juliana Cristina da Silva Ferreira 1,2,4
Thays de Souza Tenório 1,4
William de Souza Barreto 3,4
1. Graduando
2. Bolsista da Incubadora Social ITESES Campus Parintins.
3. Docente/Coordenador da Incubadora Social ITESES Campus Parintins
4. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na comunidade rural do Macurany localizada a 4 quilômetros da cidade de Parintins no estado do Amazonas, o município de Parintins é um dos 65 municípios indutores do turismo segundo classificação do próprio Ministério do Turismo. Parintins por causa do seu festival folclórico, conhecido mundialmente, é o principal ponto turístico do estado do Amazonas e um dos mais importante da Amazônia.
Diante dos resultados da pesquisa verificou-se a viabilidade de inserção de empreendimentos econômicos solidários ligado ao turismo de base comunitária como alternativa de exploração econômica racional pela comunidade em questão.
É relevante expor que mesmo sem um ordenamento turístico a comunidade do Macurany recebe esporadicamente visitantes nos finais de semana, e esse volume de pessoas é intensificado na época do Festival Folclórico de Parintins.
METODOLOGIA:
De modo a delimitar o esforço da pesquisa, optou-se pela investigação de um caso de maior acessibilidade, através de levantamento feito com uma amostra de moradores do Macurany. Além do levantamento bibliográfico acerca da temática e obtenção de informações sobre a Comunidade Macurany no município de Parintins, constatou-se a inexistência de dados estatísticos e históricos do local.
O processo metodológico iniciou-se com a pesquisa exploratória que “é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado” (Vergara, 2009, p. 42).
Os 80 formulários aplicados abrangiam as variáveis relacionadas as condições de trabalho, educação, moradia e sobre o potencial turístico da comunidade. Para a tabulação foi utilizado o software livre CSpro 4.0, já para o tratamento estatístico foi utilizado o software estatístico livre PSPP.
RESULTADOS:
A comunidade onde foi realizada a pesquisa é formada por 80 famílias, iniciou-se primeiramente com aplicação dos formulários com o objetivo claro de descobrir as reais condições econômicas e sociais da comunidade, além da identificação da percepção do potencial para o turismo pelos comunitários como fonte geradora de emprego e renda.
A situação da comunidade com relação ao desemprego é preocupante onde 61% das pessoas economicamente responsável pelo domicilio encontram-se sem ocupação. Agora, com relação a percepção dos comunitários em se tratando do potencial da comunidade para exploração do turismo, 73% apontam essa possibilidade viável para sua realização.
Agora, quando questionados se gostariam de criar ou participar de um empreendimento de economia solidária 83% dos entrevistados apresentaram interesse. Os resultados da pesquisa foram bastante importantes para a contextualização geral sobre a realidade do local estudado e as suas potencialidades turísticas. Para Cunha (2003) propõe a socialização da riqueza através da gestão democrática da atividade econômica.
CONCLUSÃO:
Os trabalhadores que formam seus empreendimentos com base na economia solidária, além de viabilizar economicamente o empreendimento, mudam seus conceitos individualistas da sociedade contemporâneo.
Estimular a criação de um empreendimentos econômicos solidários na comunidade Macurany, além de organizar os comunitários para o mundo trabalho, serve também como instrumento de combate ao desemprego naquela região abandonada pelo Estado brasileiro.
Instituição de Fomento: Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
Palavras-chave: Turismo de Base Comunitária