Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFOPA
Saulo de Almada Gomes 1
Cláudia Silva de Castro 2
1. Programa de Física Ambiental/UFOPA
2. Profa. Msc/Orientadora – Programa de Física Ambiental/UFOPA
INTRODUÇÃO:
A formação docente com enfoque interdisciplinar tem sido um grande desafio para as instituições formadoras nas últimas décadas. Na busca de promover a formação nesta perspectiva, foi criado em 2005 o curso de Licenciatura Pena em Física com ênfase em meio ambiente em Santarém-PA. No Projeto Pedagógico do referido curso (PPC), a interdisciplinaridade norteia as disciplinas dos três eixos da matriz curricular: o núcleo específico relacionado aos conhecimentos de física, o núcleo ambiental, e o eixo pedagógico voltado para a formação do professor. Além disso, o curso busca promover a formação com enfoque na realidade social e ambiental em que está inserido, por meio de práticas científico-sociais. Este também possibilita aos discentes participarem de pesquisa na área de ensino, em linhas específicas da física e da vertente ambiental. Dada à importância dessa perspectiva de formação docente no contexto atual, buscou-se investigar um grupo de discentes do curso acerca do conhecimento sobre a proposta interdisciplinar adotada no PPC, e suas percepções no que se refere às evidencias da abordagem interdisciplinar na implementação do curso.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa fez parte das atividades da disciplina Metodologia Científica ministrada no I semestre de 2011, na turma de licenciatura em Física Ambiental/FA - 2009, na qual foi proposto pela professora, em acordo com a turma, uma série de investigações sobre o próprio curso de formação. As atividades consistiram de estudos teóricos com leituras e discussão de textos, seminários e aulas expositivas sobre cientificidade, método científico, abordagens de pesquisa, atividades práticas de elaboração e execução de projetos de pesquisa, além da produção de relatórios científicos. Um dos projetos de pesquisa elaborado teve como foco a formação interdisciplinar no curso, que resultou no presente trabalho. Para a pesquisa utilizou-se um questionário com cinco questões abertas, o qual foi aplicado a doze acadêmicos das turmas FA/2008 (7º semestre) e FA/2009 (5º semestre), sendo seis de cada turma, o que representa 34% do total de alunos nas turmas no período de aplicação do questionário. Foram investigados aspectos relacionados à interdisciplinaridade nas disciplinas cursadas e as consequências da sua ocorrência no ensino durante o curso. Dos dados obtidos pelos questionários, foram organizados os resultados, que neste foram apresentados.
RESULTADOS:
Verificamos que, apesar da busca pela perspectiva interdisciplinar no curso, alguns discentes desconhecem a utilização dessa abordagem na formação durante o curso, outros apresentaram pouco conhecimento acerca do Projeto Pedagógico e de sua proposta científico-ambiental-interdisciplinar. Segundo os estudantes, alguns professores, principalmente das disciplinas específicas de física, ainda estão centrados em métodos tradicionais de ensino, não buscam correlação entre suas disciplinas e seus respectivos conteúdos com outras disciplinas do curso. Com relação à perspectiva interdisciplinar no desenvolvimento das disciplinas, a maioria dos discentes (58%), indicou a presença da abordagem interdisciplinar, principalmente nas disciplinas da vertente ambiental e do eixo pedagógico, que evidenciam fortemente a abordagem interdisciplinar. A importância do caráter interdisciplinar no desenvolvimento do curso também foi indicada pelo fato de propiciar uma diversidade de áreas para especializações e um forte embasamento científico e ambiental. É denotada, também, a importância da perspectiva interdisciplinar para a comunidade local, pois ela é a principal beneficiada com as práticas que integram questões científicas e ambientais no contexto regional.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos neste estudo indicam que o curso investigado, além de formar professores para o ensino básico, como os outros tradicionais fazem, proporciona uma perspectiva de formação crítica, científico-social e ambiental para seus formandos. Apesar dessa perspectiva está explicita em seu Projeto Pedagógico, grande parte dos seus discentes ainda não têm consciência que o curso apresenta essa proposta, fato que ocorre pela pouca divulgação do projeto e deficiente execução do mesmo no desenvolvimento das disciplinas no curso. Algumas disciplinas são trabalhadas de forma isolada das demais que compõe o curso, e, alguns professores, em virtude da própria formação disciplinar, não conseguem aderir à prática interdisciplinar de desenvolver os conteúdos em suas respectivas disciplinas. Assim entendemos que este problema pode ser amenizado por meio do diálogo do colegiado de física com seus professores e/ou até com colegiados e professores de outros cursos, para a melhor elaboração pedagógica e metodológica das disciplinas oferecidas, bem como trazer a essência e os conteúdos das disciplinas para práticas que melhor envolvessem o próprio espaço da faculdade e principalmente a comunidade.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade