Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFOPA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Eloídes de Sousa Melo 1
Ademir de Souza Pereira 2
Cláudia Silva de Castro 3
Everaldo Almeida do Carmo 4
1. Universidade Federal do Oeste do Pará-Programa de Física Ambiental-Bolsista PIBEX
2. Universidade Federal do Oeste do Pará-Programa de Biologia
3. Universidade Federal do Oeste do Pará-Programa de Física Ambiental
4. Universidade Federal do Oeste do Pará-Programa de Pedagogia
INTRODUÇÃO:
Atualmente as pesquisas referentes à formação inicial de professores tem apontado para questões referentes à melhoria das práticas pedagógicas. Diante disso, os Clubes de Ciências configura-se como importante espaço de formação científica e iniciação docente, já que neles ocorre à prática antecipada da docência, propiciando a compreensão de múltiplas relações entre o ensino, a aprendizagem e as interações professor-aluno-conhecimento. Além de serem espaços mobilizadores da mudança nas práticas no ensino de ciências, visto que os professores em formação inicial que atuam nestes espaços tem a oportunidade de vivenciar práticas diferenciadas. Neste sentido, o Clube de Ciências da UFOPA (CCIUFOPA), tem buscado contribuir com a formação inicial de professores, sobretudo de Ciências e Matemática, por meio do desenvolvimento e o aperfeiçoamento de metodologias e estratégias de ensino inovadoras, propiciando aos diversos estudantes de licenciatura (professores-estagiários) que atuam neste espaço, a prática antecipada da docência. Assim, este trabalho tem por objetivo verificar as contribuições das atividades desenvolvidas no CCIUFOPA para a formação inicial dos professores estagiários, por meio da análise de relatos de experiências por eles produzidos durante a atuação no clube.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com 10 professores estagiários que atuaram no CCIUFOPA em 2011, oriundos dos cursos de licenciatura em Biologia (03), Física Ambiental (03), Geografia (04). Estes foram distribuídos em quatro turmas, duas de ensino fundamental e duas de ensino médio, sob a orientação de professores orientadores, discentes da UFOPA, dos Programas de Biologia, Física Ambiental, Pedagogia e Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), além de um professor cedido pela Secretária de Educação (SEDUC-PA). No decorrer da atuação no Clube os licenciandos participaram da elaboração e execução de práticas diferenciadas como aulas experimentais, aulas de campo, visitas de estudo, bem como orientaram projetos de investigação infanto-juvenil. Destas atividades foi solicitado aos professores estagiários que produzissem um relato das experiências vivenciadas ao final do I e do II semestre, destacando as principais contribuições para sua formação docente, para a formação científica, as experiências mais significativas, as dificuldades enfrentadas na execução das atividades, além de sugestões para melhorias nas atividades do CCIUFOPA. Para este trabalho foram analisadas apenas as contribuições referentes à formação docente.
RESULTADOS:
Nos relatos produzidos pelos professores estagiários, foram identificadas algumas características referentes à atuação docente no CCIUFOPA, as quais estão relacionadas ao SER professor, a quebra de bloqueios emocionais e às relações afetivas. No que concerne ao SER professor o relato dos estagiários destacam que o CCIUFOPA proporcionou um novo olhar para a prática docente, passaram a se sentir mais aptos, mais preparados a atingir as expectativas dos alunos, uma vez que esta é baseada na curiosidade dos próprios estudantes. Além disso, os estagiários sentiram-se motivados com relação à exposição de ideias e aplicação destas. Em se tratando da quebra de bloqueios emocionais, os estagiários relataram que no início das atividades sentiam-se ansiosos acerca do que iria acontecer na sala de aula, medos de não suprir as necessidades dos estudantes, como a própria orientação de projetos, além de nervosismo, baixa oralidade, timidez, o que interferia na comunicação entre professor e aluno. A partir da quebra desses bloqueios, verificou-se por meio dos relatos que os professores estagiários melhoraram com relação à interação com os estudantes, melhorando assim, no processo ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A partir dos relatos dos professores estagiários verifica-se que um Clube de Ciências como o da UFOPA constitui-se como um importante espaço de formação inicial de professores, principalmente no que diz respeito à formação para o desenvolvimento de competências e habilidades e para o desenvolvimento de práticas baseadas na investigação científica infanto-juvenil, além de apresentar-se como um espaço de desenvolvimento profissional e para a prática antecipada da docência. Vale ressaltar que além daqueles que veem a atuação no Clube como uma etapa da construção da identidade docente há aqueles que não se identificam com a profissão, muitas vezes por haver incompatibilidade entre a personalidade do indivíduo e o ser professor, ou mesmo acham-se ou são desmotivados durante o processo de formação docente.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PIBEX
Palavras-chave: Formação de professores