Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
REFLEXOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFOPA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS TCCs PRODUZIDOS
Fabíola Carolina Pereira Valente 1
Zeane Vieira Borges 1
Cláudia Silva de Castro 2
1. Programa de Física Ambiental/UFOPA
2. Profa. Msc/Orientadora – Programa de Física Ambiental/UFOPA
INTRODUÇÃO:
As discussões sobre a formação docente apontam muitas críticas quanto ao preparo dos licenciandos para a atuação em escolas da educação básica. Ao longo de décadas, muitos cursos de licenciatura distinguem-se dos cursos de Bacharelado somente pela inclusão de algumas disciplinas, ditas pedagógicas, ao final do curso. Assim, muitos estudantes destes cursos apresentam pouco interesse em atuar na docência e acabam exercendo outra profissão. Em anos mais recentes os cursos de licenciatura têm passado por diversas mudanças, e dentre elas a ampliação das disciplinas voltadas para formação docente, bem como o contato dos licenciados com tais disciplinas desde o início do curso. Os reflexos dessa mudança podem ser observados nos temas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos pelos estudantes de licenciatura. Dado que o Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em Meio Ambiente da UFOPA, apresenta em seu Projeto Pedagógico grandes avanços em relação à formação do professor, buscamos investigar a afinidade dos ex-acadêmicos pelas três vertentes do curso: física, ambiental e ensino por meio da análise dos temas dos TCCs produzidos por eles.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada por meio do levantamento dos TCCs produzidos pelos ex-acadêmicos das turmas de 2005 e 2006 até o final do ano de 2010. O levantamento foi realizado nos registros disponibilizados na Secretaria do Programa de Física Ambiental e na Biblioteca Ruy Barata. A partir do material obtido foi feita a organização dos temas considerando os título e resumos dos referidos TCCs. A próxima etapa consistiu da classificação dos temas do TCCs nas três áreas referentes aos eixos de formação presentes no Projeto Pedagógico do Curso, a saber: específico de física, eixo ambiental e pedagógico ou de ensino.
RESULTADOS:
Foram analisados 36 TCCs, dentre os quais 19 correspondiam à turma de 2005 e 17 a turma de 2006. Na turma 2005 identificamos 8 TCCs com temas específicos de física, 4 que abordavam temas da área ambiental e 7 com temas voltados para a área de ensino. Na turma de 2006 verificamos a predominância de temas das áreas específica e ambiental ( 7 TCCs cada), e uma quantidade menor de TCCs voltados para a área de ensino (3 TCCs). Assim, observamos que houve maior produção de TCC em áreas específicas da Física e de ensino na turma de 2005. Já na turma de 2006 o índice de TCCs produzidos em áreas específicas da Física e na área Ambiental superou os da área de Ensino. Uma comparação entre as duas turmas permite inferir que áreas específicas da Física ainda foram as preferidas para produção de TCC, o que pode ser reflexos da própria formação dos orientadores e do modo como a formação docente foi evidenciada nestas turmas. Ressaltamos ainda que na maioria dos TCCs na área ambiental ou de ensino houve articulações entre a física com as questões ambientais e de ensino-aprendizagem, o que contempla os objetivos do PPC e evidencia a grande importância dos formadores de áreas específicas buscarem aproximação com a área de ensino de modo a favorecer a formação docente.
CONCLUSÃO:
Os resultados da pesquisa apontaram que os discentes do Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em Meio Ambiente até o ano de 2010 produziram mais TCC em áreas específicas da física do que na área ambiental ou de ensino. Essa escolha pode evidenciar a intenção dos acadêmicos em seguir sua formação nessa linha de pesquisa ou áreas afins. Verificamos ainda que os acadêmicos conseguiram interligar os conhecimentos físicos à área ambiental e de ensino, no que concernem as questões ambientais e de ensino-aprendizagem. Isso mostra que os alunos não têm grandes dificuldades em produzir trabalhos de pesquisa direcionados a sua própria área de formação, que é a docência. No entanto, a maioria dos discentes preferem desenvolver trabalhos de pesquisas voltados a áreas específicas da física do que na área de ensino. A maioria dos acadêmicos optaram por fazer seus TCCs na área física, porém ficam as questões para a discussão: Como essa escolha contribui para a sua atuação como professor? A escolha dos temas de TCCs está de alguma forma relacionado com a direção que os acadêmicos obtiveram ao longo de sua formação? Nesse sentido, são de fundamental importância novas pesquisas que foquem a formação do professor no interior da Amazônia.
Palavras-chave: Ensino superior