Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
USO DO JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
Danyela Aparecida Oliveira de Santana 1
Tayna Nadjanara Rodrigues de Aguiar 1
Aldenize Ruela Xavier 2
1. Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
2. Prof. Msc./ Orientadora- Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática-UFOPA
INTRODUÇÃO:
Todo educador pode utilizar atividades lúdicas para complementar suas aulas, tanto pela diversão quanto pela aprendizagem, trazendo grandes benefícios. A inclusão de brincadeiras e jogos educativos facilita a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula contribuindo assim para aprendizagem de maneira prazerosa tanto para crianças, como para os adolescentes. Pensando nesses benefícios surge o Projeto Clube de Matemática vinculado Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) onde vem sendo desenvolvido na cidade de Santarém em quatro escolas da rede pública. A maior parte das atividades aplicadas são jogos, pois estes auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e tem como pressuposto que o aluno aprende e desenvolve suas estruturas cognitivas com jogos. Todo o trabalho com frações pode ser feito a partir de "situações-problema", isto é, desafios para que os alunos descubram soluções de pequenos problemas. A descoberta das soluções fica mais fácil, no início, se os alunos utilizarem material concreto, assim o jogo em estudo foi aplicado no Clube de Matemática da escola Pedro Álvares Cabral, com o objetivo de explorar o conceito de fração, a representação fracionária, a leitura, escrita da mesma, e auxiliar os educandos na aprendizagem e na construção do conhecimento.
METODOLOGIA:
O Dominó de frações foi aplicado no Clube de Matemática da escola Pedro Álvares Cabral, trabalhamos com alunos de 6° e 7° ano. Primeiramente foi introduzida a ideia de fração, falamos da história das frações, a representação, construção, a definição e a leitura das frações. No primeiro momento foi proposto aos alunos que formassem duplas, e em seguida distribuímos os jogos e explicamos as regras, onde eles tinham que colocar todas as peças com a face virada para baixo e embaralhá-las, inicia o jogo quem tiver na mão a peça casada 1 e 1 ou 1/2 e 1/2 e assim por diante. Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado. Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar, quando acabar as peças para comprar este passa a vez. Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do adversário. Caso o jogo “ tranque”, é possível “abrir”, retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo. Após os alunos assimilarem o que foi visto, iniciou-se a aplicação do jogo para desenvolver o estudo das Frações.
RESULTADOS:
Durante o jogo os alunos mostraram-se muito entusiasmados, sempre perguntando quando não conseguiam encontrar repostas para suas dúvidas. O fato dos alunos jogarem em dupla foi compensador, pois percebemos que as trocas realizadas estimularam a imaginação e a criatividade, este proporcionou aos alunos um espaço com oportunidade para refletirem sobre as diversas situações que ocorriam durante o jogo, esclarecer significados e compreender melhor alguns conceitos. Percebemos que estes tiveram um pouco de dificuldade no início, acabando por colocar peças no lugar errado, pedimos para que estes parassem o jogo para que pudéssemos explicar as regras novamente e sanar suas dúvidas. Ao retornarem ao jogo Dominó de Frações, os alunos foram levados a exercitarem suas habilidades mentais e a buscarem melhores resultados para que pudessem vencer, estimulando assim o desenvolvimento do raciocínio rápido. Todos terminaram seus jogos e falaram que sentiram dificuldades mais que gostaram bastante, pois puderam aprender de forma mais clara e dinâmica os conceitos estudados.
CONCLUSÃO:
O jogo Dominó de Frações permite trabalhar o conceito de fração, a representação fracionária, a leitura e a escrita da mesma. Este é um recurso atraente e eficiente, que auxilia os educandos na aprendizagem e na construção do conhecimento sobre o assunto abordado. É importante considerar que aprendizagem e desenvolvimento não estão nos jogos em si, mas no que é desencadeado a partir das intervenções professor/ aluno e dos desafios propostos aos alunos, pois a troca de informações entre os participantes contribui para o conhecimento. Observamos que jogo aplicado cumpriu o seu objetivo, pois conseguimos explorar os conceitos e tirar as duvidas no decorrer das aulas, vimos que os alunos interagiram na busca de possíveis soluções. Concluímos que este jogo foi um importante recuso didático que auxiliou os alunos a desenvolver suas estruturas cognitivas, como a atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, pensamento e linguagem, proporcionando a estes um novo modo de aprendizado.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES
Palavras-chave: Dominó de Frações