Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTORES EM FORMAÇAO CONTINUADA E AS APRENDIZAGENS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO COTIDIANO
Rayane Duarte Moreira 1
Andréa Alves Medeiros 1
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares 1
1. Acadêmica-ICED-UFOPA
2. Acadêmica-ICED-UFOPA
3. Profa.Doutora./ Orientadora-ICED-UFOA
INTRODUÇÃO:
O curso de especialização em gestão escolar, objeto de nossa pesquisa, surge com objetivo de qualificar gestores para desencadear o processo de gestão democrática na escola da educação básica pública. Assim, entendemos que esta ação como inicio desse processo que ajudará para a democratização do cenário educacional. Entendemos que a qualidade da educação está relacionada à democratização do ensino público. Não pode ser confundida com a qualidade voltada aos interesses do capital, nem meramente a elevação de índices estatísticos com relação à repetência. Mas este entendimento passa pela formação dos sujeitos que atuam em diferentes espaços escolares e, fundamentalmente, dos gestores públicos. A gestão democrática da educação está relacionada a mais do que uma simples mudança nas estruturas organizacionais e requer mudanças de paradigmas que fundamentem a construção de uma nova proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão onde haja participação dos envolvidos no processo educativo. O objetivo desta pesquisa foi verificar as dificuldades enfrentadas pelo gestor no exercício de sua profissão e as contribuições do curso como alternativas que possibilitam a resolução dessas dificuldades, bem como compreender as contradições presentes no cotidiano escolar e os determinantes objetivos e subjetivos que fundamentam o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas em nossa região.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de campo, tendo como objeto curso de especialização em gestão escolar/UFOPA, com a finalidade de levantar dados e reunir documentos necessários para a consecução dos objetivos propostos na pesquisa. Foi desenvolvida com uma amostragem de 30% dos cursistas, um total de 30 alunos. Incluiu análise documental, aplicação de questionários e entrevistas coletivas. O referencial teórico teve como base: (PARO, 1997); (VEIGA, 2004); (CERQUEIRA, 2000) e (PIMENTA, 2003). A coleta de dados foi realizada por pólo/turma e logo após a coleta de dados foram analisados os resultados diagnosticando fatores chaves deste processo e procurando compreender semelhanças e diferenças entre as concepções dos gestores acerca da gestão escolar.
RESULTADOS:
A pesquisa identificou as dificuldades enfrentadas e relatadas pelo gestor no exercício de sua profissão e as contribuições do curso como alternativas que possibilitaram a resolução dessas dificuldades e também compreender as contradições presentes no cotidiano escolar e os determinantes objetivos e subjetivos que fundamentam o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas em nossa região. Com base nas perguntas elaboradas parte dos entrevistados (70%) consideraram o curso importante porque não haviam tido nenhum momento de capacitação durante o exercício de sua função. 80% responderam que participar do curso contribuiu para que desenvolvessem a gestão de forma eficaz e trabalhar coletivamente. Demonstraram que a gestão democrática não se resume somente na figura física do. Todos os entrevistados demonstraram que após o curso tiveram maior clareza ao refletir sobre uma possível reforma no âmbito das políticas educacionais. Os gestores entrevistados mostraram-se seguros e portadores de novos conhecimentos de como desencadear o processo democraticamente de uma gestão.
CONCLUSÃO:
Entendemos que o desenvolvimento da gestão democrática está relacionada a mais do que uma simples mudança nas estruturas organizacionais e requer mudanças de paradigmas que fundamentem a construção de uma nova proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão onde haja participação dos envolvidos no processo educativo. Assim, sendo, trabalhar com uma perspectiva democrática torna-se desafiador, considerando a especificidade do sistema educacional e das pessoas envolvidas neste processo, apontando como a saída desse fracasso escolar uma gestão democrática reflexiva, ou seja, no sentindo de que o gestor trabalhe coletivamente envolvendo todos os integrantes da escola, pois terá a possibilidade de transformar a escola em um ambiente plural e democrático. É importante que sejam criados mecanismos que auxiliem no processo ensino aprendizagem, e que sejam estabelecidas estratégias para a formação continuada. Neste sentido, o curso de especialização em gestão escolar está capacitando Gestores reflexivos e capazes de desencadear o processo de gestão democrática na escola.
Instituição de Fomento: PIBIC/FAPESPA/UFOPA
Palavras-chave: Educação