Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PROBLEMAS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO SONORA: UM ESTUDO COM MOTOTAXISTAS EM SANTARÉM-PA
Raimunda Salvia Celestino da Cruz 1
Iara Karoline Coelho Freire 2
Daiene Patricia Canté Silva 3
Dyennef Morais Pantoja 3
Márcio José do Carmo Soares 4
Cláudia Silva de Castro 5
1. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA/ICED/CPADC (Bolsista - PIBIC/UFOPA/CPADC)
2. E E E F M Júlia Gonçalves Passarinho/SEDUC-PA (Bolsista PIBIC/EM UFOPA/CPDC)
3. E E E F M Júlia Gonçalves Passarinho/SEDUC-PA (Estudante)
4. E E E F M Júlia Gonçalves Passarinho/SEDUC-PA (Docente)
5. Profa. Msc/orientadora - Programa de Física Ambiental/ICED/UFOPA.
INTRODUÇÃO:
Os danos causados pela poluição sonora é um problema que afeta a saúde de grande parte população urbana, principalmente grupos como: trabalhadores da construção civil, vendedores do comércio, motoristas de transportes coletivos, dentre outros. Tais danos vão desde os problemas relacionados aos incômodos acústicos até problemas mais graves como a perda da audição. Diante disso, visando investigar os efeitos da poluição sonora nos trabalhadores que exercem a profissão de mototaxistas em Santarém-PA, realizamos um estudo sobre os fatores relacionados à elevada quantidade de ruídos no ambiente de trabalho desses profissionais. Assim, buscamos identificar como eles classificam o ruído em seu local de trabalho, se o barulho a que estão submetidos incomoda ou atrapalha suas atividades, quais as principais fontes de poluição sonora que os afeta, as principais consequências da poluição a saúde desses trabalhadores, as medidas tomadas por eles para evitar os danos causados pela poluição sonora e quais os conhecimentos que esses trabalhadores têm sobre a poluição sonora.
METODOLOGIA:
A pesquisa fez parte da aplicação da proposta de Ensino de Física Através de Temas – Física e Música e Poluição Sonora, em uma turma 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho em Santarém-PA. A atividade foi orientada pelo professor de Física da turma, estagiários e bolsistas PIBIC/graduação, PIBIC/EM, além da pesquisadora da UFOPA. Para a realização das atividades a turma foi dividida em equipes e dentre elas a responsável pelo Subtema Poluição Sonora – aspectos sociais. Assim, esta equipe realizou um levantamento sobre principais grupos afetados e problemas psicossociais causados pela poluição sonora em artigos que relatam o problema. A partir deste levantamento foi elaborado um questionário e definidos três grupos para serem investigados: a) trabalhadores da construção civil, do comércio e mototaxistas, e dos dados coletados com este último grupo foi organizado o presente trabalho. O questionário aplicado era composto por 10 questões que abordavam os sintomas relacionados à poluição sonora que mais afetam os mototaxistas, conhecimentos sobre poluição sonora, como se previnem e quais suas percepções sobre os problemas decorrentes da exposição à poluição sonora que os afetam. Os mototaxistas foram abordados de forma aleatória nas ruas da cidade. Dos dados coletados foi organizada a tabulação e resultados aqui apresentados.
RESULTADOS:
Investigamos 54 mototaxistas com idade entre 17 e 49 anos, sendo 94% do sexo masculino e 6% do sexo feminino. Destes, 19% exercem a profissão a menos de um ano, 40% de dois a cinco anos e 41% atuam a mais de cinco anos. Quanto ao barulho que interfere nas atividades dos investigados, 67% indicaram o barulho do trânsito, como buzinas, descargas dos carros, carros som, enquanto 33% afirmaram não haver barulho que interfere em sua profissão. Quanto à intensidade do barulho a que estão submetidos, 4% indicaram como não intenso, 39% pouco intenso, 28% intenso e 30% muito intenso. Com relação aos sintomas que mais afetam os mototaxistas 70% indicou cansaço, 54% estresse, 45% dor na cabeça, 28% irritabilidade, 24% dificuldade de concentração, 18% dores no ouvido, 13% perda auditiva e 9% insônia. Quanto ao conhecimento sobre o que é poluição sonora, foram indicados o excesso de barulho, barulhos que incomodam ou som que prejudica a saúde e audição, barulho acima do normal e 8% responderam que não sabiam. Quanto ao conhecimento dos problemas causados pela poluição sonora, 37% afirmou ter conhecimento, enquanto que 61% afirmou não conhecer tais problemas. Os demais não responderam a questão. Quanto às precauções contra os danos da poluição sonora, apenas 7% afirmou fazer uso de protetor auricular e restante afirmou não tomar nenhuma precaução.
CONCLUSÃO:
Identificamos nesta pesquisa que a grande maioria dos mototaxistas apresenta sintomas relacionados aos danos causados pela poluição sonora, e mais especificamente identificamos dores no ouvido em 18%, além da perda auditiva em 13% dos investigados. Também verificamos que a maior parte destes profissionais desconhece as consequências da exposição à poluição sonora, bem como não tomam precauções contra a poluição sonora em seu ambiente de trabalho. Os dados obtidos neste estudo indicam a necessidade de aprofundamento no estudo dos danos da poluição sonora à saúde dos mototaxistas, bem como a realização de campanhas educativas voltadas para estes profissionais
Palavras-chave: Ensino de Física