Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 7. Linguagens de Programação
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS HOMEBREW PARA O CONSOLE NINTENDO WII
Artenes Júnior Gomes Nogueira 1
Edson Silva Lima 1
Enoque Calvino Melo Alves 2
1. Inst. de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
2. Prof. MSc. / Orientador - Instituto de Engenharia e Geociências - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O Programa PROEXT 2012 “Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão” trabalha temas como inclusão digital, metareciclagem, interatividade digital, produção áudio-visual, programação de computadores, desenvolvimento de jogos eletrônicos, animações gráficas, etc. Através destes momentos formativos na área das Tecnologias Social e da Informação, propõe alternativas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e a geração de renda, assim como promove reflexão sobre a construção da cidadania e a inclusão social.
Este trabalho apresenta um dos resultados deste Programa, que envolveu o desenvolvimento de um Jogo Eletrônico que roda em um console comercial através de ferramentas Homebrew gratuitas. Homebrew refere-se àquilo que é “feito em casa” e este conceito pode ser utilizado para se referir a jogos não-profissionais. Diversos consoles comerciais já foram adaptados para que a produção caseira alcance novos patamares.
Neste contexto realizou-se a produção de um jogo de tiro ao alvo em 2D (duas dimensões) para o console Nintendo Wii, utilizando a linguagem de programação C++. Vale ressaltar que a produção bibliográfica, seja formal ou não, nesta área, é escassa. Com isto, também objetiva-se contribuir com material bibliográfico relacionado à criação de jogos Homebrew.
METODOLOGIA:
As atividades do projeto foram desenvolvidas a partir de pesquisas pela internet. Foram estudados tutoriais obtidos em comunidades digitais sobre Homebrew e códigos fontes em C++ de jogos já funcionais. Os códigos puderam ser implementados com o auxílio das bibliotecas e ferramentas disponíveis no pacote de desenvolvimento DevKitPro e demais bibliotecas para apoio gráfico e de texto, tais como a LibWiiSprite e a LibFitImage. Após a construção do código, o mesmo era compilado na IDE Programmers Notepad 2 e os arquivos gerados eram salvos em um cartão SD para execução no Wii. Porém isto é possível somente quando o aplicativo The Homebrew Channel ou BootMii estiver instalado no console. E após cada execução bem sucedida, via-se qual era o próximo passo a ser tomado.
RESULTADOS:
O jogo intitulado "Hit the Duck” é o resultado atual do projeto. Este se caracteriza como um jogo de tiro ao alvo, onde se objetiva acertar o maior número de patos que aparecem na tela antes do término do tempo. “Hit the Duck” foi produzido utilizando-se das bibliotecas LibWiiSprite, LibFitImage, além de outras, sendo todas gratuitas, e foi escrito em C++. O jogo possui gráficos 2D e trabalha com o infra-vermelho do Wiimote (controle do console Nintendo Wii). O jogo funciona corretamente e alcançou as expectativas. Este é composto quase que inteiramente pelas classes da LibWiiSprite, que se representa em um bom nível de abstração, através de classes e objetos simples e de fácil manuseio. “Hit the Duck” também proporciona uma atividade que exercita os reflexos, pois a aparição dos alvos se dá de forma aleatória.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento de jogos para consoles comerciais era algo quase inatingível para alunos de cursos de informática, pois dependia de ferramentas específicas, que muitas vezes estão acessíveis somente as grandes empresas desenvolvedoras de jogos. Com o surgimento das ferramentas Homebrew, jogos para consoles comercias, mesmo que de forma amadora, podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa que tenha motivação para isso. Alunos de cursos de graduação na área de informática podem se beneficiar sobremaneira dessa nova realidade, pois desenvolver jogos estimula o desejo pelo aprendizado da programação de computadores e contribui para a formação de um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Programação