Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR
Maria de Fátima Sousa Lima 01
Rutiane Sousa Corrêa 02
1. Profª Drª./ Orientadora- Maria de Fátima Sousa Lima- Programa de Pedagogia- UFOPA
2. Rutiane Sousa Corrêa - Monitora - Programa de Pedagogia - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho relata a experiência de monitoria no programa de Pedagogia/UFOPA, nas disciplinas de: Política e Legislação da Educação e Avaliação Educacional. A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. É entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas.
Candau [1986] refere-se à monitoria, como procedimento pedagógico, pois atende às dimensões “política, técnica, e humana da prática pedagógica” (p.12-22).
O monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se de uma disciplina e junto com o professor realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para o ensino, a pesquisa e extensão. Nesse contexto as atividades de monitoria dizem respeito às ações extraclasse a fim de auxiliar nas dificuldades ocorridas em sala de aula mediatizadas pelo monitor. Faria & Schneider ao referir-se sobre o trabalho de monitoria como um auxiliar diz pode ser compreendido como uma atividade de apoio discente ao processo de ensino aprendizagem.
Por outro lado, Faria [2003] apresenta um trabalho
METODOLOGIA:
O trabalho de monitoria foi desenvolvido em duas turmas nos turnos matutino e noturno compreendendo as disciplinas de Politica e Legislação e Avaliação Educacional, perfazendo um total de 65 alunos. As atividades extraclasses foram desenvolvidas com pesquisa de campo sobre a realidade da educação no município, apoio aos estudantes na organização de seminários, orientação na elaboração de slides, indicação de leituras, bem como a organização do espaço da sala de aula.
RESULTADOS:
A monitoria nas disciplinas do ensino superior vai além da obtenção de uma certificação, enriquecimento do currículo ou uma contagem de pontos nas atividades independentes do curso de Pedagogia. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do Monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor.
O monitor experimenta em seu trabalho docente, de forma amadora, a primeira experiência da profissão de professor. Ressalta-se o contado direto com alunos na condição, também de acadêmico foi uma experiência prazerosa.
Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e os alunos despertam e reforça a vocação de ser professor, como também a possibilidade de criar recriar novas metodologias e práticas pedagógicas. A monitoria é um espaço de reflexão e ação do fazer docente. A experiência foi positiva, adquiri novos conhecimentos, compromisso, pois a monitoria é uma atividade formativa.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a monitoria é de suma importância para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos junto ao professor orientador e os alunos despertam e reforça a vocação de ser professor, além de incentivar à criação e recriação novas metodologias e práticas pedagógicas. A monitoria é um espaço de reflexão e ação do fazer docente. Schneider diz que o trabalho da monitoria contribui para o desenvolvimento de competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, pois é uma atividade formativa de ensino.
Palavras-chave: Monitoria