Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O TANGRAM como recurso educativo para o EJA
Daniel Moraes da Silva 1
Gleidson Vilhena da Silva 2
Jonas Fonteles da Silva 3
kelle de Cássia Rodrigues Menezes 1
Marcela Vieira Corrêa 1
Aldenize Ruela Xavier 4
1. Bolsista PIBID/UFOPA - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
2. Bolsista MÍDIAS/UFOPA - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
3. Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
4. Profa. Msc./Orientadora - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática – UFOPA
INTRODUÇÃO:
O tangram é um quebra cabeça chinês de origem milenar, formado por sete peças geométricas, oriundas de um quadrado. Suas peças são: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um quadrado, um paralelogramo e um triângulo médio.
Por ser um jogo educativo, que trabalha diversos conteúdos da matemática, o tangram pode ser utilizado como recurso educativo em toda a educação básica. Observando tais características, esta atividade foi escolhida pelo Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para ser realizada na Escola Estadual Pedro Álvares Cabral no evento Caldeirão Matemático, que foi um dia de atividades lúdicas aplicada pelos licenciandos de Matemática da UFOPA, envolvendo toda a comunidade escolar. Com o objetivo de trabalhar geometria plana, a composição e a decomposição de figuras, raciocínio lógico, o trabalho coletivo, visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção.
METODOLOGIA:
O jogo foi aplicado com 35 alunos da turma do EJA, questionamos se eles já conheciam ou haviam tido contato com o tangram. Nenhum aluno conhecia, contamos, então, a lenda sobre a origem do jogo e como auxilia na compreensão de diversos conteúdos matemáticos. Dividimos a turma em grupos para realizarem a tarefa em três fases: confecção, construção do tangram e desafios de construção de determinadas figuras. Entregamos uma folha de papel A4 e tesoura e iniciamos a confecção do jogo. No decorrer da atividade fomos identificando as figuras geométricas confeccionadas, após terem concluído, foi lançado o desafio que com as sete peças eles voltassem a figura original, o grupo que primeiro conseguisse ganhava pontos, sendo que todos deveriam concluir a tarefa.
Após a conclusão dessa primeira parte, foram distribuídas figuras sombreadas a todas as equipes, eram dez no total, assim como na primeira fase, ganhava pontos a equipe que primeiro conseguisse montá-las. Na última fase trabalhamos a memória e o raciocínio lógico com as equipes, colocando uma figura no quadro por trinta segundos, em seguida cada equipe tinha dois minutos para construir a imagem. Ao final das três fases houve uma equipe campeã, aproveitamos para fixar que todos ganharam, pois o mais importante foi o aprendizado.
RESULTADOS:
Quando ficou designado que aplicaríamos o tangram em uma turma do EJA muitas dúvidas surgiram, uma delas era se esses alunos iriam aprovar a ideia, já tínhamos trabalhado o jogo em séries iniciais, com adultos seria a primeira vez. Os alunos que estudam no EJA em sua maioria chegam à sala cansados, pois trabalham o dia todo. Ao chegarmos fomos surpreendidos, a sala estava completamente lotada, o que não é tão comum nessa série. Todos ficaram atentos aos detalhes da oficina, o nosso maior desafio era tornar a atividade agradável aos discentes, já que não é habitual conteúdos matemáticos serem apresentados de forma diferenciada.
A participação foi fundamental para o desenvolvimento, a competitividade e a união das equipes mostraram uma competição acirrada e amigável, todos queriam ganhar, mas sem ferir a integridade dos outros e mesmo com o tempo da oficina encerrado eles continuavam entusiasmados.
CONCLUSÃO:
Apresentar recursos que prendam a atenção do aluno e ajudem na fixação do conteúdo são métodos de ensino cada vez mais frequentes na sala de aula tradicional. Após termos essa experiência com o aplicativo tangram, vimos quão importante é disponibilizar para o alunado aulas interessantes a partir de uma didática acessível, esse é sem dúvida o maior desafio dos novos docentes que já vem de uma formação dentro dessa metodologia. É um recurso que comprovadamente dá certo, pois leva o aluno a um nível de exploração de suas habilidades muito mais amplo, considerando que aula se torna interativa deixando o aluno relaxado para expor suas dúvidas e contribuir com seus argumentos quanto aos conceitos aprendidos. Quando todos trabalham juntos os resultados são sempre satisfatórios, foi o que verificamos que acontece quando o professor se dispõe a investir em aulas de caráter lúdico.
Palavras-chave: Tangram