Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PRÁTICAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM OLHAR DE UM PROFESSOR PESQUISAR
Iata Anderson Ferreira de Araújo 1
Cláudia Silva de Castro 2
1. E E E M Dr. Almir Gabriel/SEDUC-PA (Docente)
2. Profª Msc/orientadora - Programa de Física Ambiental/ICED/UFOPA)
INTRODUÇÃO:
De acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio a prática pedagógica em biologia nesse nível de ensino deve propiciar aos estudantes um aprendizado em que estes possam estabelecer a relações entre conteúdos da disciplina e as demandas atuais de compreensão de mundo, no sentido de garantir a compreensão da dimensão de biológica como parte integrante de formação para cidadania. Neste sentido se faz necessário que o professor desenvolva estratégias de ensino que permitam a participação ativa dos estudantes na construção do processo ensino-aprendizagem, desmistificando-se a visão do estudante como mero receptor de informações repassadas pelo professor. Diante disso, buscamos neste trabalho investigar o desenvolvimento de atividades diferencias em aulas de biologia no ensino médio, em que os educandos tiveram oportunidades de criar mecanismos para desenvolver atividades solicitadas dentro de critérios estabelecidos pelo professor referentes a cada tipo de metodologia. A pesquisa ainda avaliou como os alunos estabelecem relação entre conteúdo de estudo e metodologia solicitada para avaliação e assim verificar as contribuições das práticas diferenciadas para o ensino de biologia.
METODOLOGIA:
A atividade investigada foi desenvolvida no ano letivo de 2011, na Escola Estadual de Ensino Médio “Dr. Almir Gabriel”, no município de Oriximiná-PA. Sendo, 40 alunos do 3º ano, matutino. A turma foi dividida em 7 equipes, distribuídas segundo as estratégias metodológicas a seguir: duas equipe de Seminário; duas com Júri Simulado; uma com Teatro musical; uma de Debate Programado; um com Fórum de Debate. As atividades foram baseadas nos conteúdos do 1º bimestre, sobre doenças causadas por bactérias, protozoários e platelmintos e, seguiram as seguintes etapas: divisão do assunto por equipe, orientações sobre cada estratégia, estudo dos conteúdos por meio de pesquisas bibliográficas, preparação do material de socialização. Foram desenvolvidas durantes três semanas, sendo três encontros semanais. As apresentações ocorreram na ordem citada acima, sendo no horário de 2h/aulas, apresentaram 3 equipe e, no horário de 1h/aula, apresentaram-se 1 equipe. Após a cada apresentação, realizava o comentário sobre a apresentação do trabalho pelo grupo e, em seguida, fazia a socialização com os alunos a partir das observações e registros pelo professor ao longo do trabalho desenvolvido, sempre retratando o conteúdo articulado com situações do dia-a-dia.
RESULTADOS:
Ao longo de desenvolvimento das atividades foi possível observar que inicialmente houve certa dificuldade em trabalhar com a estratégia, ou seja, em fazer o novo, assim como, muitos olhares de expectativa, sobre os procedimentos desenvolvidos até a apresentação dos trabalhos propostos. Após a explicação de cada estratégia metodológica, os participantes mostraram maior envolvimento nas equipes desenvolveram iniciativas para elaborar materiais de apresentação. Tal envolvimento se confirmou nas apresentações, a partir do momento, observou-se que atitudes de cada participante das equipes, é um indicador de autonomia para lidar com os problemas que surgiram. A partir do que foi produzido por cada equipe, os estudantes visualizaram formas de diferentes de aprendizagem do conteúdo, para socializarem com os seus colegas de sala de aula. Os estudantes que assistiram cada apresentação tiveram a percepção que formas diferenciadas de ensinar contribuem significativamente para processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, a socialização dos trabalhos, o professor participou no sentido orientar sobre questões relevantes que envolvem cada assunto. Desta forma, facilitando a compreensão da dimensão do ensino de Biologia, para a sua formação cidadã.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados deste trabalho foi possível identificar que as estratégias metodológicas diferenciadas desenvolvidas nas apresentações dos trabalhos possibilitaram avanços significativos quanto ao desenvolvimento cognitivo, atitudinal e procedimental do aluno. Assim como, contribuiu para o estabelecimento da relação de confiança, do respeito mútuo entre professor e aluno, o que justifica a autonomia desenvolvida durante as apresentações e socialização dos trabalhos de Biologia. Ainda assim, foi possível identificar que o processo ensino-aprendizagem teve uma ressignificação conceitual pelos alunos na forma de ensinar, a partir da socialização realizada pelo professor ao final de cada apresentação. Também foi possível refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, pois, a partir delas avaliar os pontos positivos e negativos, para melhor instrumentalização em outras atividades a serem desenvolvidas futuramente em sala de aula, bem como para compreender como os estudantes constroem compreensões a cerca dos conceitos de Biologia.
Palavras-chave: Prática