Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
Iata Anderson Ferreira de Araújo 1
Cláudia Silva de Castro 2
1. E E E M Dr. Almir Gabriel/SEDUC-PA (Docente)
2. Profª Msc/orientadora - Programa de Física Ambiental/ICED/UFOPA)
INTRODUÇÃO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio orienta que a formação do aluno para a cidadania, requer que o professor desenvolva práticas pedagógicas que estimulem a participação democrática nas atividades de sala de aula, criando situações que lhes possibilitem formar opinião a cerca das situações demandadas pelo processo de ensino, e que refletirão no seu aprendizado. Assim, cabe ao professor garantir a flexibilização na organização de estratégias adotadas para a realização de atividades de ensino, bem como para a avaliação do aluno, de modo a garantir o ensino-aprendizagem de modo participativo. Neste sentido, buscamos investigar as estratégias para avaliação de um grupo de estudantes na socialização de estudos realizados nas aulas de Biologia. Assim, investigamos partir de um universo de cinco opções, qual a escolha dos estudantes quanto à estratégia metodológica de avaliação durante as exposições em sala de aula.
METODOLOGIA:
Esta investigação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio “Dr. Almir Gabriel”, no município de Oriximiná-PA. Participaram da pesquisa 38 alunos do 2º ano matutino. No primeiro dia de aula de Biologia foi aplicado na turma um questionário contendo cinco opções de resposta sobre qual metodologia gostaria de ser avaliado na apresentação de um trabalho em grupo como socialização ao final do bimestre. As opções disponíveis para a escolha foram: 1 – Seminário; 2 – Fórum de Debate; 3 – Debate Programado; 4 – Júri Simulado e 5 – Teatro Musical, dentre as quais deveriam indicar apenas uma opções. Todos os investigados já conheciam todas as propostas metodológicas apresentadas, por terem participado de atividades com tais propostas no decorrer da série anterior/(1ª série), no ano letivo de 2011.
RESULTADOS:
Com os resultados obtidos com o questionário verificamos a seguinte distribuição do interesse dos estudantes pelas propostas metodológicas de avaliação: Seminário (21); Forum de Debate (0); Debate Programado (03); Juri Simulado (09) e Teatro Musical (05). Identificamos que 55% dos estudantes optaram pelo Seminário, o que indica a relação com uma visão tradicional de ensino, pois, o mesmo proporciona o simples ato estudar para repassar o conteúdo, ou seja, a perspectiva transmissiva. Em contrapartida, obteve-se uma representação de 45% para as demais propostas metodológicas, significando a opção dos estudantes por propostas metodológicas de avaliação consideradas inovadoras e, que proporciona mais autonomia e participação ativa aos educandos. Tais resultados também apontam para a importância de inferir flexibilidade para se trabalhar diferentes abordagens metodológicas no ensino de Biologia, considerando maior participação dos estudantes nos processos decisórios sobre práticas desenvolvidas em sala de aula. A partir das afinidades dos estudantes, o professor direciona os procedimentos metodológicos a desenvolver, desvinculando-se da visão da centralidade no professor da decisão das ações pedagógicas. Trata-se, portanto, desenvolver no educando maior participação em sua formação.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados, entendemos que a participação dos estudantes para a tomada de decisões a cerca de quais estratégias metodológicas poderiam ser trabalhadas em sala de aula nas apresentações dos trabalhos de grupo foi significativa, pois, foi possível desenvolver a sua capacidade de escolha democrática, sobre qual forma gostaria de ser avaliado durante a apresentação dos trabalhos de grupo. Apesar disso, a maioria optou procedimentos avaliativos que muito contribuem para a formação do sujeito omisso, passivo em relação aos problemas da realidade. Por outro lado, houve uma quantidade significativa de alunos que optou por procedimentos avaliativos que estimulam o desenvolvimento atitudes e valores essenciais para estruturação de personalidade cidadã, isso representa mudança de atitude diante da aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Outro aspecto relevante do trabalho foi possibilitar aos estudantes serem parte integrante de processo ensino aprendizagem, sob a orientação do professor. Neste sentido, é relevante envolver os estudantes em atividade com o uso por metodologias diferenciadas de ensino, possibilitando com isso o desenvolvimento de habilidades e competências que congreguem para a formação orientada para participação cidadã nesta e outras demandas da sociedade atual.
Palavras-chave: formação