Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicame
Estudos do Acoplamento de Salicilato de Metila e Etila em β-ciclodextrinas por Modelagem Molecular.
Franco Henrique Andrade Leite 1
André Lacerda Braga Teles 1
Maíra de Mercês Barreto 2
1. Prof. Auxiliar da Faculdade Maria Milza
2. Profª. Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
INTRODUÇÃO:
As ciclodextrinas são oligômeros de ocorrência natural, passíveis de síntese e compostos de seis, sete ou oito unidades de glicose em ligações α-1,4 por unidade (α, β e γ-ciclodextrinas, respectivamente). O seu exterior é hidrofílico e apresenta uma cavidade hidrofóbica a qual é seletiva para complexação de compostos hidrofóbicos. As ciclodextrinas são utilizadas em Cromatografia Liquida de Alta Eficiência (CLAE) devido a sua diferente extensão de complexação dependendo das características estruturais das moléculas “hospedeiras”, o que leva a diferenças em tempos de retenção melhorando a seletividade do método cromatográfico. O Salicilato de metila e salicilato de etila são importantes drogas analgésicas, antiinflamatórias não-esteróides e antirreumáticas com baixa solubilidade em água. A complexação com β-ciclodextrinas (βCD) melhora sua solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar, por modelagem molecular, a estabilidade dessas complexações através de aspectos estruturais e energéticos correlacionando estes resultados in silico com resultados obtidos na literatura.
METODOLOGIA:
Primeiramente, as moléculas de salicilato de metila e etila foram desenhadas utilizando o software BioMedCAChe 6.1.12.34, e posteriormente as estruturas foram otimizadas e refinadas por métodos semi-empírico AM1 e PM5, respectivamente. A estrutura da βCD foi obtida do Protein Data Bank (PDB) sob o código 3CGT. As moléculas otimizadas foram então complexados à ciclodextrina utilizando o algoritmo de acoplamento do software Autodock Vina 1.0.2 e seus resultados visualizados pelo software Pymol 1.0.
RESULTADOS:
Os resultados encontrados apontam o salicilato de etila com maior estabilidade de complexação frente βCD. A estrutura mais apolar deste composto explica este comportamento uma vez que a hidrofobicidade é um parâmetro determinante para essa interação. As respectivas energias de acoplamento obtidas foram -3.8 e -3.9 Kcal/mol para o salicilato de metila e etila respectivamente. A geometria mais estável obtida pelo algoritmo de acoplamento sugere uma orientação do tipo head-down para ambos os compostos. Nessa orientação o grupamento alquila dos salicilatos fica próximo às hidroxilas primárias da βCD. Os resultados teóricos obtidos nesse trabalho estão em concordância com os valores experimentais da constante de formação do complexo salicilato-βCD estimados através do tempo de retenção do salicilato em diferentes concentrações de βCD incorporadas à fase móvel de CLAE. Nesse mesmo estudo, parâmetros estruturais obtidos por modelagem molecular foram mensurados e também se encontram em concordância com esse trabalho.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos permite-se concluir que o efeito hidrofóbico é limitante para a complexação e estabilidade de salicilatos com a βCD. A orientação mais energeticamente favorável é a que aproxima o grupamento alquílico presente no fármaco às hidroxilas primárias da βCD. A avaliação estrutural por métodos teóricos foi capaz de predizer a estabilidade dos fármacos estudados na complexação com a βCD, haja vista a sua concordância com observações experimentais descritas na literatura.
Instituição de Fomento: Faculdade Maria Milza
Palavras-chave: Salicilatos, Acoplamento, β-ciclodextrina.