Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 3. Bromatologia
Estudo do conteúdo de carotenóides totais em híbridos de mandioca da Família 2007
Soraia Machado da Silveira 1
Luciana Alves de Oliveira 2
Mabel Ribeiro Sousa 3
Mercia Damasceno Fonseca 1
Ronald Belo Gomes 4
Vanderlei da Silva Santos 3
1. Faculdade Maria Milza - Estudante de Farmácia
2. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical – Orientador
3. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
4. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Estudante de Agronomia
INTRODUÇÃO:
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca, com cerca de 24 milhões de toneladas anuais, colocando esta cultura entre as principais explorações agrícolas do país. A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma planta heliófila, perene, arbustiva, pertencente à família Euforbiáceas. É tolerante a seca e possui ampla adaptação às mais variadas condições de clima e solo. A parte mais utilizada da planta é a raiz tuberosa que em algumas variedades apresenta em sua composição química alguns carotenóides. Esses compostos são responsáveis pela coloração amarela da raiz, além de possuir propriedades nutricionais, tais como o aumento da resposta imune e a redução do risco de doenças degenerativas como câncer. A proteção contra tais doenças, oferecida pelos carotenóides é associada especialmente à sua ação antioxidante. Este trabalho teve como objetivo avaliar o teor de carotenóides totais de híbridos de mandioca da Família 2007 gerados pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (CNPMF).
METODOLOGIA:
As raízes de mandioca foram colhidas nos campos experimentais do CNPMF no período de 7 a 16 de julho de 2009 e preparadas para análise no mesmo dia. Dos híbridos gerados pelo programa de melhoramento genético do CNPMF, foram avaliados 178 híbridos de mandioca da Família 2007. A amostragem, o preparo da amostra e análise de carotenóides foi realizado conforme metodologia padronizada. As análises de carotenóides foram realizadas em duplicata, os quais foram extraídos com acetona e particionados com éter de petróleo. As alíquotas tomadas para determinação do conteúdo de carotenóides totais foram quantificadas por espectrofotometria à 450 nm.
RESULTADOS:
O teor de carotenóides totais dos 178 acessos estudados variou entre 2,24 a 17,54 µg g-1 de mandioca fresca, com média de 9,83 µg g-1 de mandioca fresca. Dos híbridos avaliados, 50% apresentaram a concentração de carotenóides totais entre 2,2 a 5,0 µg g-1, 10% de 5,0 a 7,5 µg g-1, 38% de 7,5 a 10,0 µg g-1, 33% de 10,0 a 12,5 µg g-1 e 14% entre 12,5 a 17,5 µg g-1. Onde 35 híbridos da Família 2007 apresentaram elevados teores de carotenóides, maior do que 12 µg g-1. Destes, destacaram-se cinco por possuírem teores de carotenóides entre 15,16 a 17,54 µg g-1.
CONCLUSÃO:
Dos híbridos avaliados, cinco apresentaram alto teor de carotenóides totais, que aliados a avaliação da produtividade e o teor de compostos cianogênicos, podem propiciar melhores condições nutricionais na dieta da população que se alimenta da mandioca.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: Manihot esculenta, carotenóides totais, melhoramento.