Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR: UMA PROPOSTA INTERESSANTE
José Carlos Leal do Valle Júnior 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho se trata de um relato de experiência vivida na disciplina Laboratório de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática, Centro de formação de professores. A proposta foi construída a partir de um projeto que objetivava criar novas possibilidades para o ensino da Matemática em ambientes diversos como um curso pré-vestibular.
A efetivação do projeto gerou a produção de um artigo, este relatou o desenvolvimento do projeto intitulado “A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino da Geometria” desenvolvido em um curso pré-vestibular. O objetivo do deste foi de investigar se era viável a utilização de recursos didáticos no ensino da matemática, mais especificadamente, para jovens pré-vestibulandos. O artigo contém as nossas impressões perante a utilização dos recursos materiais auxiliares, tentamos mostrar como estes podem funcionar como uma proposta interessante no ensino da matemática, e salientamos alguns dos cuidados que devem ser tomados ao inserir essa nova metodologia de ensino.
METODOLOGIA:
O trabalho foi aplicado no curso pré-vestibular, Universidade Para Todos. Os alunos que participaram do projeto já concluíram o ensino médio e passaram muito tempo sem estudar.
As atividades foram desenvolvidas em quatro encontros, para cada encontro dificuldades diferentes foram trabalhadas, de formas diferentes. O desenvolvimento das atividades buscou fazer com que os alunos evoluíssem junto com o projeto e este objetivo foi alcançado. O objetivo principal desta proposta é oportunizar que os alunos relacionem o conhecimento matemático com a prática do cotidiano, possibilitando a eles descobrirem o quanto são importantes suas contribuições para a construção deste conhecimento, diferentemente do que é feito na maioria das aulas de matemática, quando o conhecimento é passado para eles como algo pronto. Desejamos investigar sobre as vantagens e desvantagens proporcionadas ao utilizar recursos didático-pedagógicos no ensino da matemática, principalmente para a geometria plana e espacial.
RESULTADOS:
Ao final dos nossos encontros acreditamos que conseguimos cumprir os nossos objetivos, fazer com que os alunos voltassem a se dedicar aos estudos, mesmo que talvez momentaneamente, modificar a concepção que eles tinham da matemática, além de conseguir investigar a respeito da utilização dos recursos didáticos.
Observamos que os recursos didáticos, sejam eles jogos ou qualquer outro, contribuem no o processo de ensino aprendizagem, vem para auxiliar o professor em suas aulas, surgem para complementar as novas metodologias de ensino. Apesar de concordarmos com a utilização dos recursos didáticos, mais especificadamente dos jogos, ao desenvolvermos o nosso projeto, percebemos que qualquer metodologia de ensino deve ser utilizada somente quando se tem confiança total no processo, percebemos que o professor é o ponto chave da aplicação dos jogos, este direciona os alunos ao conteúdo desejado.
CONCLUSÃO:
Vimos que, em sala de aula, não se deve “jogar por jogar”, ou utilizar um recurso didático apenas para dar a aula um caráter motivador, o professor deve fazer com que o recurso utilizado oportunize a construção e inter-relação dos conceitos trabalhados. Acima de tudo, acreditamos que os recursos didáticos, em geral, tendem a ajudar os professores e os alunos em sua caminhada em busca do conhecimento.
Palavras-chave: Geometria, Recursos Materiais, Curso pré-vestibular.