Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
PESQUISA DE ENTEROPARASITOS EM MANIPULADORES DE HORTALIÇAS EM UM SUPERMERCADO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BAHIA – ANÁLISE POR DUAS TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS
Jamille Souza Almeida 1
Isabella de Matos Mendes da Silva 2
Lucas José Costa Mascarenhas 3
Ricardo Silva 4
Alex Jesus de Oliveira 5
Ana Lúcia Moreno Amor 6
1. Discente do CCS/UFRB – Bolsista PROPAAE
2. Docente do CCS - UFRB
3. Docente do CCS - UFRB
4. Inspetor Sanitário da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus-Bahia
5. Discente do CCS/UFRB – PIBIC Voluntário
6. Docente do CCS - UFRB - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Os supermercados são um dos principais locais de venda de vegetais in natura. Para garantir a inocuidade dos alimentos, é importante identificar manipuladores portadores de agentes que possam ser propagados para os alimentos. O encontro de parasitos em fezes está condicionado à técnica de pesquisa utilizada, ao número de amostras analisadas bem como à identificação correta do parasito encontrado. Objetivou-se pesquisar infecção por enteroparasitos em manipuladores do setor de hortifrutigranjeiro de um supermercado do município de Santo Antônio de Jesus – Bahia, em dois momentos: junho de 2010 e agosto de 2010.
METODOLOGIA:
O estudo foi composto por oito manipuladores do setor de hortifrutigranjeiros de um supermercado de Santo Antonio de Jesus. As técnicas utilizadas para a análise parasitológica de fezes dos manipuladores foram: coproteste e sedimentação espontânea.
RESULTADOS:
Para a análise pela técnica do coproteste, realizada em julho de 2010, dos oito manipuladores, três (37.5 %) apresentaram amostras de fezes positivas para enteroparasitos com a presença de ovos de ancilostomídeos (n=2), cistos de Entamoeba coli (n=2), Endolimax nana (n=1) e de Giardia lamblia (n=1). Na análise do material feita pela técnica da sedimentação espontânea, no mês de agosto de 2010, dos oito manipuladores, sete (87.5 %) apresentaram amostras de fezes positivas para enteroparasitos com a presença de ovos de ancilostomídeos (n=4) e de Ascaris lumbricoides (n=1), cistos de Entamoeba coli (n=7), Endolimax nana (n=1) e de Giardia lamblia (n=4).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que manipuladores dos locais de venda de vegetais in natura se constituem em fontes de contaminação de agentes infecciosos e parasitários. Medidas de controle e combate do quadro apresentado são relevantes para tornar a alimentação comercializada mais segura.
Palavras-chave: Supermercado, Manipulador, Hortaliça.