Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
A MODA E O TEMPO, O POETA E A MODA: AS CONTRIBUIÇÕES DE CAZUZA PARA A MODA NO SÉCULO XXI
Maíra Moema Fernandes dos Santos 01
Stefânia Rosa Pereira (orientadora) 02
1. IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília
2. UEL- Universidade Estadual de Londrina
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata-se de um Relatório Metodológico de Pesquisa realizado a partir pesquisa histórico – biográfica para fins de planejamento de uma coleção inspirada em Cazuza cantor e compositor da década de 80. Fundamenta em autores como, Crane (2006) e Araújo (2004). Tem como objetivo principal desenvolver uma coleção inspirada no Cazuza – O poeta, com referência nos anos 80, para a conclusão do curso de Design de moda do Instituto de Educação Superior de Brasília, oportunizando aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O trabalho está organizado em 4 partes para melhor compreensão do tema abordado, a primeira parte traz informações sobre a biografia do autor e sua relação com a moda que foi utilizada para fins de planejamento da coleção. A parte dois aborda o mapeamento do processo indicando o caminho da pesquisa, a terceira parte foi dedicada as questões de referência de moda como shape, modelagem, estudo de cor e forma sendo mais voltada para a parte da coleção, das peças. Por fim o trabalho fala do plano de marketing com destaque para a marca que fora criada durante o andamento do semestre.
Palavras-chaves: desing de moda, Cazuza, anos 80.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada inicialmente foi à pesquisa histórico-biográfica embasada em livros, vídeos, filmes entre outros. A partir desse processo, criou-se uma coleção de roupas composta por 20 looks, sendo 13 femininos e 07 masculinos todos trabalhados na desconstrução da alfaiataria. .
Para adquirir um bom entendimento do assunto fez-se necessário várias leituras, pesquisa-biográfica sobre a vida de Cazuza, inspirador do trabalho em apreço, bem como a década em que o poeta viveu. Os filmes e documentários que tratam da vida terrena de Cazuza foram de extrema relevância para que compreendesse, a partir do olhar de outros profissionais, algo mais do seu legado para o mundo artístico e em particular, a moda, objeto de estudo desse trabalho.
RESULTADOS:
Uma coleção de roupas composta por 20 looks, sendo 13 femininos e 07 masculinos todos trabalhados na desconstrução da alfaiataria. .
Os looks da coleção foram propostos de maneira a estar sempre levando e contendo nas peças algum elemento da alfaiataria em alguns looks essa colocação fica bem vanguarda no caso do look 09 que a gola dele foi retirada de um punho de camisa, o look 02 que é um colete na linha mais vanguarda, onde metade dele remete a punho de camisa dobrado, os outros looks foram feitos regatas, blazer, saia, calça, short e bermudas sempre com algum elemento da alfaiataria com um recorte princesa, um gola, uma lapela, um acabamento de blazer, sempre com novas aplicações na roupa, e sempre levando em conta as transformações que o próprio Cazuza fazia em suas roupas. Como por exemplo no look 14 a questão do arregaçar das mangas das camisas dele enquanto ele estava em algum show, ou evento, o que objetivou retratar de forma concreta todo o processo de pesquisa e os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.
CONCLUSÃO:
Em síntese, não é necessário apenas criatividade para uma boa realização de um TCC em moda, e sim um conjunto de habilidades para que o todo sobressaia a contento. Faz-se necessário uma abrangência de vários conhecimentos que devem inter-relacionar para que sejam aplicados da melhor maneira possível nas atividades práticas, sem esse arcabouço teórico, envolvendo várias áreas do conhecimento as produções ficam limitadas.
Palavras-chave: desing de moda, cazuza, anos 80.