Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 10. Educação Rural
A CASA FAMILIAR RURAL DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Rita Maria de Cássia Bittencourt Cardoso 1
Jucélia Oliveira 2
1. Eng. Agronoma, Monitora/Educadora da CFR-PTN
2. Aluna do curso de Pedagogia da FAZAG, Secreária Pedagógica da CFR-PTN
INTRODUÇÃO:
A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, doravante CFR-PTN foi fundada em agosto de 2002. A execução do projeto iniciou em junho de 2003, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desde então, a CFR – PTN vem tendo o apoio da Fundação Odebrecht, EMBRAPA, Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia e do IDES- Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia. Na Pedagogia da Alternância, o saber prático, obtido junto à família na execução das tarefas, é aliado à teoria, obtida na escola durante a troca de experiências e apropriação dos conteúdos ensinados. Assim, podem auxiliar e aprofundar a compreensão do que ocorre no dia-a-dia, na família e na escola, e fazer emergir o conhecimento, que se amplia e se consolida, facilitando ao jovem valorizar aquilo que ele faz e sabe. É na vinculação do conhecimento escolar com a ambiência familiar que o jovem reflete sobre seu meio e elabora seus marcos de referência. institui um relacionamento entre o meio em que vive o jovem-família-comunidade-escola. As interpretações das realidades familiares, comunitárias e escolares surgem dos questionamentos, das dúvidas quanto ao estabelecido.
METODOLOGIA:
A Pedagogia da Alternância baseia-se em um método científico e fundamenta-se no observar, ver, descrever, refletir, analisar, julgar e experimentar, agir ou questionar (através de Planos de Estudos) além de procurar responder às questões (através das aulas, palestras, visitas, pesquisas, estágios) e experimentar (fazer experimentos em casa a partir do aprofundamento) que está implícito na proposta de Jean Piaget, ou seja, primeiro praticar, para depois teorizar sobre a prática. Alternância significa processo de ensino-aprendizagem que acontece em espaços e territórios diferenciados e alternados. O primeiro é o espaço familiar e a comunidade de origem (realidade); em segundo, a escola onde o educando partilha os diversos saberes que possui com os outros autores, e reflete sobre eles em base científica (reflexão); e, por fim, retorna-se a família e a comunidade a fim de continuar a práxis (prática + teoria) seja na comunidade e na propriedade (atividades de técnicas agrícolas).
RESULTADOS:
A CFR adotu a Pedagogia da Alternância como metodologia-base, associada à estratégia do Protagonismo Juvenil e do Desenvolvimento Empresarial para oportunizar ao Jovem da região do Baixo Sul, a vivência da ação-reflexão-ação na educação pelo trabalho e com a troca de experiências dos saberes compartilhados com suas famílias e comunidades, sendo agente do seu próprio destino. Desde 2002 até os dias atuais, 70% dos jovens egressos estão atuando nas suas propriedades, 20% estão nos projetos apoiados pela Fundação Odebrecht e os outros 10% evadiram para outras cidades.
CONCLUSÃO:
A CFR de Presidente Tancredo Neves através do ensino da Pedagogia da Alternância é um modelo de educação rural seguido pelas demais CFRs do Baixo Sul da Bahia e que tem um importante papel no desenvolvimento da educação rual da região.
Instituição de Fomento: Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves
Palavras-chave: jovem, escola, rural.