Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 8. Educação Matemática
O uso das Novas Tecnologias nas aulas de Matemática
MARIA SILVA SANTOS BARBOSA 1
MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA TELLES 2
ZENAIDE OLIVEIRA FERRAZ SILVA 3
PALMIRA SOUSA SANTOS 4
MANUEL JACKSON CAMPOS NUNES 5
ROSALIJNA EVANGELISTA DOS SANTOS 6
1. Professora Msc Ciência da Computação -UFPE
2. Graduanda em Física -UFRPE
3. Mestranda em Ensino,História e Filosofia das Ciências -UFBA
4. Graduanda em Física -UFRPE
5. Graduanda em Física -UFRPE
6. Pós-graduanda em Mídias na Educação-UESB
INTRODUÇÃO:
O tema deste projeto foi escolhido com o objetivo de utilizar pedagogicamente os recursos midiáticos para otimizar as aulas de matemática utilizando-o como um instrumento básico e valioso para o enriquecimento na aprendizagem do aluno. Pensar com autonomia significa desenvolver a capacidade de iniciativa e criação, que são alguns aspectos que favorecem o desenvolvimento e raciocínio lógico. Nesse sentido, a utilização de recursos Midiáticos em Matemática tem relevante papel em situações de aprendizagem. O aspecto das novas tecnologias aplicadas ao ensino desta disciplina é motivador diante do perfil do educando do século XXI.
METODOLOGIA:
Neste trabalho, a pesquisa bibliográfica complementou–se de informações adquiridas na prática pedagógica, através de observações das aulas e entrevistas com professores de matemática e alunos das duas escolas onde a pesquisa está sendo realizada, as quais possibilitarão fazer uma análise do processo de avaliação da aprendizagem e analogias acerca deste recurso tão necessário e ainda tão mal utilizado na educação, as TICs.
RESULTADOS:
A avaliação das atividades propostas aconteceu de forma contínua e processual, observando o grau de interesse e participação do aluno, qualidade e organização das pesquisas realizadas, através da produção de um portfólio e apresentação de resultados e possíveis soluções de atividades propostas através do uso de software e outros recursos tecnológicos pelos alunos.
Importante observar que, quando trabalha-se com novas tecnologias em sala de aula, a avaliação é um recurso básico para se compreender se os objetivos traçados foram ou não alcançados.
CONCLUSÃO:
Após o período de convivência no ambiente escolar e a análise dos dados coletados, concluiu-se que os docentes contribuíram para o desenvolvimento lógico matemático dos alunos no sentido de proporcionar uma aprendizagem dinâmica e participativa bem como, a sociabilidade, expressividade e cooperação e, sobretudo, a inserção dos dispositivos tecnológicos na sua prática, amenizando as lacunas existentes nas áreas de conhecimento atuais, em especial a Matemática e a Física.
Instituição de Fomento: UESB
Palavras-chave: NOVAS TECNOLOGIAS, MATEMATICA, APRENDIZAGEM.