Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
Estudo da ocorrência das espécies Didelphis albiventris e D. aurita capturadas em um fragmento de Mata Atlântica situado no município de Imbassaí, litoral norte da Bahia
Mônica Costa de Abreu 1
Grace Carolina São Pedro Kunz 2
Camila Magalhães Pigozzo 3
1. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado
2. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado
3. Professora do Centro Universitário Jorge Amado
INTRODUÇÃO:
Na América do Sul e Central, existem aprox. 70 espécies de marsupiais presentes nas florestas tropicais. Entre tantas espécies, o gênero Didelphis inclui as maiores e mais generalistas espécies entre os marsupiais neotropicais. Em muitos trabalhos de levantamento faunísticos e estudos ecológicos de comunidades de pequenos mamiferos realizados na América do Sul, mostram que as espécies Didelphis albiventris e Didelphis aurita tem aparecido com bastante frequência Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar o estudo da ocorrência de Didelphis albiventris e aurita em uma propriedade particular localizada em um fragmento de Mata Atlântica situado no município de Imbassaí, litoral norte da Bahia.
METODOLOGIA:
Para o cumprimento desse trabalho foram instaladas quatro armadilhas confeccionadas no padrão “Tomahawk” para as capturas dos animais, estas armadilhas mediam 30 x 30 x 60 cm e possuíam iscas composta de banana, abacaxi, mamão e maçã, e para efeito de teste também foi utilizado pedaços de carne em semi-processo de decomposição. A seleção das localidades das armadilhas foi feita a partir das condições edáficas do ambiente, buscando variações vegetacionais e modificando o local a cada semana.
RESULTADOS:
Foram capturados sete indivíduos sendo quatro D. aurita e três D.albiventris . Não houve nenhuma recaptura ao longo do estudo. O tamanho da área de uso em que encontram-se essas espécies influência na capturabilidade, pois sugerem estar diretamente associado à estrutura do habitat, ao limite do fragmento e à inexistência de contato com grupos vizinhos. Geralmente o tamanho da área de vida de um animal pode ser influenciado pelo hábito alimentar, pelo sexo, entre outros fatores.
CONCLUSÃO:
Sendo assim esse resultado pode estar relacionado com a capacidade dessas espécies em ocupar os mais diferentes habitats, inclusive em áreas com certas interferências antrópicas.
Palavras-chave: Estudo da ocorrência, Didelphis aurita e D.albiventris, Mata Atlântica.