Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
As tecnologias no ensino de Física: o uso de softwares educativos.
Maria Silva Santos Barbosa 1
Zenaide de Oliveira Ferraz Silva 2
Rosalina Evangelista dos Santos 3
Maria da Graças Ferreira Telles 4
Sandra Maria Oliveira Santos 5
Elenilda Ramos Lima Barbosa 6
1. professora Msc.Ciência da Computação - UESB
2. mestranda:Ensino,historia e filosofia das Ciências- UFBA
3. pos-graduanda: Midias na Educação - UESB
4. graduanda em Fisica- UFRPE
5. Graduanda em Geografia - UESB
6. graduanda em Biologia - UESB
INTRODUÇÃO:
O novo processo de aprendizagem que está diante de nós, pode trazer inovação, dinamismo, maior estímulo para o aluno na busca do novo e do aprimoramento do seu conhecimento, criando e recriando. Para isso os educadores precisam estar preparados para mediar essa nova dinâmica.
Partindo desse pressuposto, o projeto de pesquisa surgiu com o intuito de investigar como os professores de Física do Instituto de Educação Euclides Dantas, no município de Vitória da Conquista, tem utilizado as inovações tecnológicas como instrumento educacional.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa analisou os diferentes tipos de softwares educativos e as suas formas de contribuição para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da Física. Para tanto, foi feita uma abordagem quantitativa.
Ao término das observações, foram aplicados questionários para a coleta de dados junto aos professores e alunos do 2° ano do Ensino Médio. Esses foram transformados em diagnósticos, organizados e apresentados em forma de tabelas e gráficos.
RESULTADOS:
Essa pesquisa mostrou que a prática docente em sala de aula, utilizando os softwares educativos podem ser trabalhados em qualquer área do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. No ensino de Física os professores da atualidade devem ser capazes de conduzir os alunos a participar da dinâmica da sociedade, devendo engendrar as novas formas de ensinar. Foi observado que os softwares de simulação é uma atividade que tem como objetivo permitir que o aluno seja o manipulador das situações ali encontradas, simulando e compreendendo a realidade.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se, que com o desenvolvimento dessa nova proposta pedagógica midiática, é necessário que o professor leve o discente a perceber a Física no seu cotidiano, fazendo a relação do seu conhecimento prévio com o conhecimento físico e científico, assim o ensino da Física passa a ser vivo e participante.
Contudo, os professores da área de exatas, especialmente Física têm um grande desafio na prática pedagógica, melhorar a qualidade do ensino tornando-o mais atrativo
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: ensino, software, aprendizagem.