Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
A INFLUÊNCIA DOS FATORES BIOSSOCIAIS NO APARECIMENTO DE LESÕES BUCAIS EM GESTANTES NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA
Esli Arcanjo Santana 1
Mariza Mascarenhas Barreiros de Oliveira 1
Juliana da Silva Barros 1
Hiolanda Gabriela Batista da Silva 1
Marla Smille Pedrosa Cruz Ribeiro 2
Márcio Campos Oliveira 3
1. Discente do Curso de Odontologia da UEFS - Grupo PET-Odontologia/UEFS
2. Profª. Mestre em Saúde Coletiva - UEFS
3. Prof. Tutor do Grupo PET-Odontologia/UEFS
INTRODUÇÃO:
No período gestacional ocorrem alterações locais e fisiológicas que repercutem na cavidade bucal. Essas alterações são decorrentes dos altos níveis de hormônios sexuais, os quais se fazem necessários para manutenção da gestação. Neste sentido o presente estudo objetivou avaliar a prevalência de lesões bucais em gestantes atendidas nas Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de Feira de Santana – BA e estudar a sua relação com aspectos biossociais na amostra estudada.
METODOLOGIA:
Um estudo descritivo foi realizado durante o período de março a julho de 2007 onde se aplicou um formulário e se realizou exame clinico bucal em uma amostra de 204 gestantes. Após o procedimento de coleta de dados, procedeu-se a análise estatística, onde foi realizada a análise descritiva das variáveis de interesse, a estratificada e por fim, regressão logística.
RESULTADOS:
Quanto aos resultados, foi observado que as gestantes que participaram da pesquisa tinham um faixa etária que variava de 14 a 39 anos, a maioria era parda (65,7%). Verificou-se que boa parte da amostra relatou ser dona-de-casa e ter uma renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos. Na análise dos dados 38,2% apresentaram algum tipo de lesão em boca, sendo gengivite a mais encontrada, com 30,4% dos casos.
CONCLUSÃO:
Pôde-se concluir que mulheres que se encontram no 1º e 2º trimestres gestacionais apresentam uma menor prevalência de lesão bucal do que aquelas que se encontram no 3º trimestre gestacional. Não foi encontrado nenhum fator de risco, como renda, escolaridade, etnia, higienização atuando como causa da presença de lesão neste grupo, sendo somente a gravidez associada às lesões na cavidade bucal.
Palavras-chave: Gestantes, Fatores Socioeconômicos, Granuloma Piogênico.