Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
Biomonitoramento da Entomofauna Epígea em Mata Primária de Mata Atlântica no Município de Igrapiúna, BA
Kleber de Sousa Pereira 1
Romulo da Silva Carvalho 2
1. Graduando Eng.Agronômica UFRB,IC FAPESB/Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
2. Pesquisador D.Sc. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
INTRODUÇÃO:
As ações antrópicas resultam na diminuição da riqueza e diversidade de organismos que habitam o solo nos ecossistemas, sendo o conhecimento da comunidade da entomofauna epígea, em mata primária, uma referência indicadora utilizada no acompanhamento de ações ambientais mitigadoras e potencializadoras da melhoria da condição ambiental e da qualidade edáfica em áreas degradadas e em processo de transição agroecológica. Neste sentido, objetiva-se biomonitorar a entomofauna epígea, presente em mata primária de Mata Atlântica, visando conhecer a sua riqueza e diversidade.
METODOLOGIA:
O biomonitoramento, previsto para 36 meses, é autorizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade–ICMBio e está sendo conduzido em duas áreas de mata primária situadas na reserva ecológica da empresa Michelin da Bahia LTDA, Igrapiúna-BA. Em cada área foram distribuídas dez armadilhas tipo “pitfall” (sem atrativos), contendo 200 mL de formaldeído 4%, distanciadas dez metros entre si ao longo de um transecto. As coletas foram quinzenais, sendo a triagem e identificação em laboratório da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Na análise faunística utilizou-se o programa ANAFAU desenvolvido pelo Setor de Entomologia da ESALQ/USP.
RESULTADOS:
No primeiro ano, na primeira de coleta, um total de 2667 insetos foram classificados em nível de família, sendo 1092 insetos da mata de Pacangê e 1575 da mata de Vila 5. Constatou-se, preliminarmente, em Pacangê, que a entomofauna está distribuída entre nove ordens (Collembola, Coleoptera, Hymenoptera, Orthoptera, Diptera, Hemiptera, Dermaptera, Thysanoptera e Neuroptera) e riqueza de 29 famílias, sendo as dominantes e mais freqüentes Staphylinidae, Gryllidae, Nitidulidae, Scolytidae, Formicidae e morfofamília (Collembola). Na mata de Vila 5, constatou-se sete ordens e 17 famílias, contudo não foram capturados Thysanoptera e Neuroptera, sendo as famílias dominantes e freqüentes Scarabaeidae, Staphylinidae, Nitidulidae, Formicidae e morfofamília (Collembola). Nos fragmentos monitorados constou-se dominância dos grupos tróficos detritívoro, fungívoro, carnívoro, herbívoro e onívoro. Embora Vila 5 apresente menor riqueza, ambas as matas são similares em termos de dominância em relação à algumas famílias e em estrutura faunística da comunidade da entomofauna, constatado com base no índice de diversidade (Pacangê H’ = 1,95 e Vila 5 H’ = 1,77).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a diversidade e riqueza observadas em mata primária são referências indicadoras de estabilidade ambiental e qualidade edáfica.
Instituição de Fomento: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e FAPESB
Palavras-chave: Agroecologia, Monitoramento Ambiental, Análise faunística.