Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 12. Ensino de Ciências
Formação de professores de ciências no Timor-Leste: uma abordagem interdisciplinar
André Luiz da Costa Moreira 1
Umberto Euzebio 2
Mônica Costa de Abreu 3
1. Biólogo licenciado, professor bolsista da CAPES(PQLP) no Timor-Leste
2. Professor Dr. Universidade de Brasília bolsista da CAPES(PQLP) no Timor-Leste
3. Bióloga licenciada, do Grupo de Pesquisa e Estudos em Ecologia (UNIJORGE)
INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade é uma discussão emergente no meio educacional: uma forma de se pensar, no interior da Educação, a superação da abordagem disciplinar tradicionalmente fragmentária. Essa, freqüentemente, é apontada como incapaz de atender às demandas por um ensino contextualizado. A interdisciplinaridade tornou-se uma “idéia-força” que procura engajar professores numa prática conjunta. No entanto, relatos obtidos através de experiências para integrar as disciplinas escolares de forma intencional ainda são incipientes. Em tese, a interdisciplinaridade é entendida como a necessidade de integrar, articular, trabalhar em conjunto. Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre o processo de construção interdisciplinar entre alunos dos cursos do bacharelato em áreas distintas das Ciências. Assim é necessário colocá-los no contexto de uma experiência didática na qual são integradas as disciplinas Prática de Ensino em Física, Prática de Ensino em Química, Prática de Ensino em Biologia e Prática de ensino em Matemática. O objetivo deste trabalho foi analisar como os professores conseguiriam transitar nos conteúdos específicos numa perspectiva de ensino de ciências, já que os mesmo não detêm de uma formação sólida em nenhuma dessas áreas específicas.
METODOLOGIA:
Para proposta inicial do trabalho consistiu em reunir os professores de química, física, biologia e matemática, que levantaram os problemas existentes em suas comunidades e, especificamente no seu ambiente escolar. A partir desse levantamento foi construído um organograma, com todo os participantes, elencando os problemas. Em uma segunda etapa, formaram-se pequenos grupos contendo cursistas das diferentes áreas que discutiram as possíveis causas dos problemas levantados. Com base no levantamento das causas foi possível entender a origem dos problemas, que a partir deles foi proposto um tema gerador para mediar propostas para possíveis soluções fundamentadas nos conhecimentos de cada área específica. Cada grupo montou uma proposta que foi apresentada para todos os participantes.
RESULTADOS:
Participaram da atividade 119 professores das quatro áreas, que elencaram os problemas de forma bastante clara e com bases nas situações vivenciadas em suas comunidades. Dentre os problemas levantados verificou-se que os mais comuns foram: falta de merenda escolar, falta de material didático incluindo livros e recursos para os professores e alunos, falta de estruturas nas escolas e falta de energia elétrica. Conforme as discussões das condições sócio políticas os professores concluíram que as possíveis causas desses problemas, que envolveram governo e gestão educacional. Com o conhecimento e a experiência de cada área os professores se articularam para tentarem solucionar cada problema. Para isso selecionaram um tema gerador e criaram propostas de conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina específica do currículo escolar. O conteúdo de cada disciplina foi direcionado para solucionar o problema enfrentado por cada comunidade e sempre de forma integrada.
CONCLUSÃO:
Pelos problemas se estabelece o diálogo, e os futuros professores com especialidades diferentes, são capazes de negociarem as soluções levando em conta os saberes de cada disciplina, O elemento central para o estabelecimento dos conteúdos de cada disciplina é o conhecimento das necessidades de cada grupo. A partir desses elementos se faz necessário a efetiva integração e à possível construção de uma proposta pelo trabalho interdisciplinar em seus campos de atuação
Instituição de Fomento: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Palavras-chave: Ciências, Educação, Formação de professor.