Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
POLÍTICAS PÚBLICAS E OS SINDICATOS RURAIS DO BAIXO PARAGUAÇÚ: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Aldemir Rildon Carneiro5 1
Edson Mendes da Silva5 2
Gerinaldo da Silva Lima5 3
Gleidson Oliveira Santos5 4
Clóvis Zimmermann5 5
Amílcar Baiardi5 6
1. 1. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
2. 2. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
3. 3. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
4. 4. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
5. 5. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
6. 6. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
INTRODUÇÃO:
Na execução da pesquisa, procurou-se definir a análise a partir das políticas públicas que são de competência do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS. Parte-se do pressuposto de que as políticas públicas objetivam reduzir a desigualdade social além de aumentar a produção de pequenos agricultores rurais dando melhores condições aos homens e mulheres do campo dos municípios estudados (Maragogipe, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, São Felix e Cachoeira-BA). Assim, a pesquisa objetivou dar uma melhor interpretação das intenções dos sindicatos, além de conhecer quais as políticas que estão sendo realizadas na agricultura familiar.
METODOLOGIA:
O objeto de estudo foi a percepção dos sindicalizados do Baixo do Paraguaçu sobre o Programa o Bolsa Família. Objetivos nas atividades de pesquisa tiveram inicialmente caráter participativo, sendo que os houve a aplicação do método qualitativo, quando se trabalhou com conceitos e categorias a serem aplicadas, com abordagens quantitativas, incluindo amostragem, organização de banco e tratamento estatístico dos dados. Foi feito um diagnóstico socioeconômico dos municípios, nos dando uma visão geral dos aspectos citados desta pesquisa, facilitando o desenvolvimento da aplicação dos questionários. Aplicamos 141 questionários nos municípios, sendo que 28 em Maragogipe; 40 em São Felix; 28 em Cabaceiras do Paraguaçu; 22 em Muritiba e 23 em Cachoeira. Foram usadas amostragens não probabilísticas e probabilísticas nos municípios com sorteio aleatórios. Os questionários visaram compreender como os sindicalizados percebem a importância das políticas públicas aplicadas pelo Estado brasileiro.
RESULTADOS:
Os principais resultados alcançados com a execução da pesquisa dizem respeito a um conhecimento dos impactos das políticas públicas de promoção humana geridas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no meio rural dos municípios onde muitos associados sobrevivem do Programa Bolsa Família mostrando à importância dos programas sociais no combate a desigualdade. Assim, também mostrou a importância dos sindicatos na intermediação dos recursos para o desenvolvimento da agricultura familiar, possibilitando um aumento da confiança do filiado ao seu Sindicato a partir do acesso às diversas políticas públicas no meio rural.
CONCLUSÃO:
A pesquisa constatou que muitas familias ainda sobrevivem do Bolsa Família. Além disso, o valor do benefício ainda é irrisório, podendo o governo aumentar o valor para reduzir a desigualdade e garantir a sobrevivência digna de muitas famílias. Os sindicatos um parceiro importante de uma ação cada vez mais consistentes no espaço internacional visualizando a existência de uma sociedade civil globalizada realizando ações coletivas de mobilização e de natureza econômica-financeiras para meio rural.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Políticas públicas; ., Bolsa Família;, sindicatos rurais.