Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: ITINERÂNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Mariana Martins de Meireles 01
Jussara Fraga Portugal 02
1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XI
2. Universidade do Estado da Bahia - UNEB/PPGEduC/GRAFHO/Bolsista FAPESB
INTRODUÇÃO:
A ênfase na pessoa do professor, na construção de sua identidade, na sua história de vida e em seus percursos formativos tem ocupado um lugar importante nas discussões sobre formação de professores, abrindo uma nova perspectiva para o entendimento da formação, profissão e profissionalização docente. A proposta do presente texto é apresentar algumas reflexões sobre a relação existente entre as histórias de vida, os percursos formativos e o exercício da profissão docente. Tais reflexões foram produzidas no âmbito da pesquisa monográfica – Trabalho de Conclusão de Curso – desenvolvida no contexto do curso de formação de professores de Geografia na Universidade do Estado da Bahia–UNEB. O objetivo que norteou a referida pesquisa foi buscar compreender a relação existente entre as histórias de vida, as itinerâncias formativas e o processo de profissionalização de professores de Geografia da rede municipal de ensino de Tucano–Bahia e suas implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas cotidianas.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, privilegiando as histórias de vida retratadas na escrita do memorial, as itinerâncias formativas relatadas durante a realização das entrevistas narrativas e a observação das práticas pedagógicas cotidianas desenvolvidas, registradas no diário de bordo. O trabalho de campo foi realizado durante o período de abril a agosto de 2009 em duas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública municipal de Tucano, localizado no semi-árido baiano, precisamente no Território de Identidade do Sisal, especificamente na localidade de Caldas do Jorro, tendo como colaboradores cinco professores licenciados em Geografia. Através das observações do cotidiano dos professores foi possível estabelecer uma relação entre a formação, o processo de profissionalização e o fazer pedagógico.
RESULTADOS:
As considerações discursivas dos professores colaboradores expressaram diferentes representações sobre a profissão docente, demarcadas desde sua escolha até o exercício em sala de aula. Através da interpretação das narrativas foi possível conhecer fragmentos das histórias de vida e das trajetórias formativas que definiram a escolha pela profissão docente – Licenciatura em Geografia – e os saberes construídos nesses percursos, bem como conhecer o modo como ensinam que é respaldado pelas situações vivenciadas nas trajetórias de vida e de formação. Assim, ao exercer a docência, os professores reproduzem algumas situações formativas experienciadas nas suas trajetórias estudantis. Desse modo, as aprendizagens advindas das histórias de vida e as experiências vivenciadas nas trajetórias formativas incidem diretamente na construção da identidade docente. Os caminhos da aprendizagem da profissão percorridos pelos professores apontam algumas dificuldades encontradas pelo grupo, no devir profissional, especificamente no que concerne ao fazer pedagógico. As principais questões referem-se à mediação dos conteúdos geográficos em sala de aula, as questões didático-pedagógicas, a carga semanal do componente curricular de Geografia, a indisciplina e a falta de interesse do aluno em aprender.
CONCLUSÃO:
A pesquisa possibilitou uma compreensão sobre os percursos de vida e formação, onde cada professor atribui sentido à sua história de vida, as trajetórias de formação, profissionalização e as implicações desses percursos em suas práticas docentes. Assim, o estudo mostra a indissociabilidade da tríade: vida–formação–profissão que se entrecruzam, apontado que, o modo como os professores ensinam está atrelado às situações experienciadas por eles em suas itinerâncias de formação e profissão.
Palavras-chave: Histórias de professores de Geografia, Itinerâncias Formativas, Práticas Pedagógicas.