Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
POTENCIAL DE PLANTAS INSETICIDAS NO CONTROLE DE MOSCA-BRANCA E PERCEVEJO DE RENDA EM MANDIOCA.
Marcos Paulo Leite da Silva 1
Franceli da Silva 2
Rudiney Ringerberg 3
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Doutorando
2. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Drª Professora
3. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical - Dr. Pesquisador
INTRODUÇÃO:
A mandioca é uma planta a cujo cultivo tem se atribuído papel social importante, com mais de 80% da produção concentrada em estabelecimentos que utilizam mão-de-obra familiar. A mandioca é afetada por grande número de artrópodes, entre os quais se destacam a mosca-branca Aleurothrixus aepim Goeldi, 1886 (Hemiptera: Aleyrodidae) e o percevejo-de-renda Vatiga illudens Drake, 1922 (Hemiptera: Tingindae). O ataque provocado pelo percevejo-de-renda ocorre na fase adulta e jovem, causando sérios prejuízos na parte aérea da planta e na raiz, afetando diretamente a produção. Outro inseto-praga que tem causado sérios prejuízos à cultura da mandioca é a mosca-branca, que merece destaque por afetar a mandioca pela sucção direta no floema, provocando clorose e queda foliar, pelo favorecimento da fumagina e pela transmissão de virose. A utilização de plantas com potencial inseticida tem sido alternativa em relação ao uso dos inseticidas químicos devido a sua menor permanência no ambiente. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar o potencial de plantas inseticidas no controle de mosca-branca e percevejo de renda em mandioca.
METODOLOGIA:
O experimento será montado no Laboratório de Entomologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. As plantas de mandioca que serão utilizadas nos experimentos serão cultivadas em casa de vegetação. As espécies de plantas medicinais utilizadas serão erva de santa maria (Chenopodium ambrosioides L.) - frutos, gengibre (Zingiber officinale [Willd] Roscoe) - rizomas, nim (Azadirachta indica) – sementes, e pimenta (Capsicum sp) - frutos. As plantas serão obtidas da área experimental de produtores vinculado ao PROGRAMA ERVAS, nos municípios de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. A análise da composição química dos óleos essenciais será realizada por Cromatografia de Fase Gasosa (CG) e de Cromatografia de Fase Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG/EM). As determinações dos extratos a frio de rizomas de gengibre, folhas de nim, frutos in natura de pimenta e mastruz serão estabelecidos de acordo com a metodologia de Silva (2009).
RESULTADOS:
RESULTADOS ESPERADO Após o término do projeto, espera-se a validação e obtenção de novas alternativas de controle do percevejo-de-renda e mosca-branca em mandioca, por meio do uso de extratos vegetais à base de óleos essenciais de erva de santa maria (Chenopodium ambrosioides L.), gengibre (Zingiber officinale [Willd] Roscoe), nim (Azadirachta indica), pimenta (Capiscum sp) e água de mandioca (manipueira) Manihot esculenta Crantz. Espera-se também determinar a concentração mais adequada dos extratos de óleo essencial de plantas inseticidas no controle dos insetos-pragas da mandioca, para que se possa recomendar ou sugerir ao agricultor o controle eficiente na utilização do manejo integrado de pragas. Este projeto poderá, ainda, ter vários desdobramentos ao PROGRAMA ERVAS e poderá gerar no futuro a base preliminar no estudo de patentes de ativos ou inseticidas botânicos.
CONCLUSÃO:
O trabalho apresentado é o esboço do projeto de doutorado do primeiro autor e ainda não tem dados.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Óleo essencial, extratos vegetais, Produtos fitossanitários.