Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
Avaliação do estado nutricional de idosos realizada na primeira feira nacional da mandioca em um município no recôncavo da Bahia
ADNA DE OLIVEIRA BARBOSA 1
MARCOS PEREIRA SANTOS 1
KEICIANE ALMEIDA SANTANA 1
CAMILA ALMEIDA SILVA NASCIMENTO 1
ESTELIANA DE SOUZA MATOS 1
VERA LÚCIA LUMIKO FURUHATA 2
1. ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
2. DOCENTE, CCS, UFRB
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento, do ponto de vista biológico, é um processo contínuo, tendo início em torno dos 30 anos em decorrência de alterações fisiológicas, de mecanismos genéticos e de interações socioambientais, bem como do estilo de vida. O processo de aceleração do envelhecimento da população no Brasil e no mundo tem sido bastante evidente, caracterizando a população idosa como grupo de maior risco nutricional. Desta maneira, a avaliação do estado nutricional neste grupo é fundamental para detectar precocemente dificuldades e distúrbios alimentares, bem como o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes estão sendo alcançadas para manter a composição e funções adequadas do organismo. A senescência causa alterações corporais, as quais são importantes de serem avaliadas num plano nutricional. Problemas físicos, sociais e emocionais podem interferir no apetite, fazendo com que padrões alimentares desta faixa etária contribuam para possíveis níveis de inadequação tanto do consumo de alimentos quanto do estado nutricional, acarretando em agravos à saúde. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o estado nutricional de idosos durante um evento realizado no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados primários., realizada na VI Expomandioca e na 1ª Feira Nacional da Mandioca, realizada no mês de agosto de 2010, no município de Santo Antonio de Jesus-Ba. Para obtenção do IMC foi utilizado a fórmula Peso/Altura². Para avaliação nutricional, utilizou-se como indicador do estado nutricional o índice de massa corpórea (IMC), cujas variáveis antropométricas foram peso e estatura, aferidos com balança (LÍDER) e Estadiômetro Profissional de Alumínio (CAUMAQ). Para análise do IMC foram utilizados pontos de corte estabelecidos para idosos, sendo classificado como: baixo peso (índice de massa corporal < 22kg/m2), eutrofia (índice de massa corporal entre 22 a 27kg/m²) e sobrepeso (índice de massa corporal > 27kg/m²). O aplicativo SPSS v. 17.0 foi utilizado para elaboração das informações estatísticas.
RESULTADOS:
A amostra foi composta por 28 idosos. A idade média dos participantes foi de 69,7 anos (.±4,88), sendo 78, 6% do sexo feminino. A média ponderal foi de 61, 48 kg (±11,25), da altura foi 1,54m (± 097) e IMC médio foi de 25,85 Kg/m² (3,81). Os dados demonstram que 60, 7% dos idosos encontravam-se com o estado nutricional inadequado, sendo que 60,7% estavam com sobrepeso. Os achados parecem indicar uma provável inadequação alimentar, sobretudo o consumo de alimentos que excedem as necessidades energéticas diárias associado à redução de atividade física, devido aos processos naturais da senescência.
CONCLUSÃO:
A avaliação do estado nutricional do idoso realizada no estudo demonstrou que a maioria dos idosos encontrava-se com sobrepeso. Embora a amostra não permita generalização, revela a necessidade de desenvolvimento de estratégias de orientação aos idosos, especialmente estímulos a habito de vida saudável, como dieta equilibrada, pratica de atividade física. Por outro lado, denota a importância dos profissionais da área de área de saúde para os idosos.
Palavras-chave: idoso, estado nutricional, avaliação nutricional.