Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA NOTURNA DE UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ITUBERÁ, BAHIA, BRASIL: DADOS PRELIMINARES
Wagner Pereira Silva 1
Elaine Cambui Barbosa 2
Rodrigo Nogueira de Vasconcelos 2
Camila Magalhães Pigozzo 3
1. Universidade Estadual de Feira de Santana
2. Universidade Federal da Bahia
3. Centro Universitário Jorge Amado
INTRODUÇÃO:
Os artrópodes correspondem a mais de 2/3 dos animais sobre a Terra, sendo que destes, aproximadamente 89% corresponde aos insetos. Com uma elevada capacidade de se adaptar aos mais distintos ambientes, ocupando os mais variados habitats e micro-habitats.
METODOLOGIA:
O presente trabalho teve por objetivo inventariar as ordens de insetos noturnos em um fragmento de Mata Atlântica e em Plantações de Seringueira sob diferentes regimes de manejo, da Reserva Ecológica da Michelin, no Sul da Bahia. A área de estudo é formada por três elementos distintos: fragmento de Mata Atlântica Primária (FP) e plantações de seringueira manejada (SM). As atividades foram realizadas nos dias 19 e 20 de setembro de 2009, respectivamente, sob lua nova, entre 18 e 00 horas. Foi utilizado o método de armadilha luminosa, onde os animais foram atraídos por duas lâmpadas mistas de 500 Watts, alimentadas por um gerador à gasolina, refletindo em um pano branco de 2,0 x 2,20 m de comprimento. A captura ativa foi realizada através de frascos contendo acetato de etila e/ou álcool 70%.
RESULTADOS:
Foram capturados 658 insetos, pertencentes a 17 Ordens, sendo as mais representativas Diptera 23,71% (n=156), seguido de Coleoptera 22,80% (n=150) e Hymenoptera 21,88% (n = 144), sendo que estas representam mais da metade da amostragem (68,39%, n = 450). A diversidade na FP (H’ = 1,95) e na SM (H’ = 1,53) foram semelhantes. Entretanto, a comunidade de FP apresentou menor índice de equitabilidade (J’ = 0,54) em relação a SM (J’=0,65). A área de SM foi o ambiente que apresentou maior abundância (63,68%) de indivíduos e maior riqueza de ordens (n = 14).
CONCLUSÃO:
Os dados preliminares podem sugerir uma relação entre entomofauna e a heterogeneidade do habitat. No entanto, tratando-se de um levantamento preliminar, faz-se necessário um maior esforço amostral para a obtenção de dados mais consistentes.
Palavras-chave: Insetos noturnos, Armadilha luminosa, Heterogeneidade.